CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Escola Técnica de Cordeiro recebe alunos

por Alexandre Willian Dias Ferreira publicado 10/12/2015 15h59, última modificação 11/12/2015 17h09
Os cursos de Formação Inicial e Continuada serão oferecidos aos jovens do município de Cordeiro-RJ em uma parceria do IFF com a Prefeitura Municipal.

Os primeiros estudantes da Escola Técnica de Cordeiro – uma parceria do IFFluminense, por meio do campus Santo Antônio de Pádua, com a Prefeitura Municipal - foram recebidos no dia 24 de fevereiro para uma aula inaugural que aconteceu na sede da Escola Técnica com a presença da equipe de servidores do Instituto e do poder público municipal.

A Escola vai oferecer, inicialmente, os cursos de Formação Inicial e Continuada de Torneiro Mecânico e Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa-liga. Foram disponibilizadas 50 vagas, 25 para cada curso. No segundo semestre, está previsto o Curso Técnico em Mecânica.

IFFluminense agora também está presente no município de Cordeiro-RJ.

Representando o IFF, o diretor geral do campus Pádua, Carlos Alberto Fernandes, falou dos preceitos do curso e metas a serem atingidas. “Ficamos surpresos com a ótima estrutura encontrada em Cordeiro graças ao empenho da administração local. Isso nos faz crer que seja viável num futuro próximo a implantação de um campus avançado do IFF aqui, abrindo ofertas de cursos superiores no município”, declarou.

O prefeito Leandro Monteiro relembrou que também foi beneficiado quando jovem por um curso técnico oferecido por uma entidade pública e comemorou a possibilidade da criação de umcampus na cidade. “Quero encontrá-los novamente em setembro e ter o prazer de lhes entregar o certificado de conclusão desses cursos. O empenho de vocês pode significar um emprego garantido ao final do curso. Estou muito otimista quanto ao futuro desta parceria com o IFF. Muitas coisas boas estão por vir”, declarou.

Sobre os cursos: Os cursos ofertados terão duração de seis meses, com aulas ministradas duas vezes por semana para cada segmento: segundas e quartas para torneiro mecânico, e terças e quintas para soldador.

De acordo com a equipe do campus Santo Antônio de Pádua, o curso será voltado para uma formação humanística, comprometida com a preparação para a vida em sociedade, integrando momentos teóricos e práticos. Além da parte prática específica de cada curso, serão realizadas atividades pedagógicas que estimulam a construção do conhecimento. Estas atividades integradas abordam: visão dos alunos sobre a identidade e cultura em Cordeiro; administração de tempo, carreira, currículo e entrevista de emprego; saúde do trabalhador; Direitos; atividades econômicas do município de Cordeiro e Região; Empreendedorismo; Associativismo, entre outras.

(Publicada em: 02/03/2015)