Notícias
Assistência Estudantil
IFF disponibiliza mais de 1.400 tablets para estudantes por meio do Auxílio Inclusão Digital
O Auxílio Inclusão Digital possibilita que alunos tenham acesso às atividades estudantis remotas durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia (Arte: Bruno Leite)
O Instituto Federal Fluminense lançou, a partir de agosto de 2020, programas de Inclusão Digital para estudantes com matrícula ativa na instituição. Após o processo de seleção, iniciaram-se os pagamentos dos benefícios aos contemplados nos Editais Nº 86/2020, 101/2020 e 102/2020, o primeiro por meio de convênio do Ministério da Educação e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (MEC/RNP) e os demais da Assistência Estudantil, respectivamente para doação de chip para acesso à internet, auxílio à compra de tablets e auxílio à aquisição de serviços de internet.
Ao todo, são 1.420 tablets, além de 1.885 chips para acesso à internet e 135 auxílios para alunos que residem onde os chips não funcionam, no valor de R$ 100,00 por 12 meses, totalizando 2.020 serviços de internet disponibilizados aos estudantes, com intuito de possibilitar a participação nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais - APNP (confira nas tabelas abaixo a entrega dos benefícios por campus).
As três modalidades de Auxílio Inclusão Digital:
•Aquisição de dispositivo eletrônico (tablet) - para estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita. Auxílio único no valor de R$ 1.000,00;
•Alunos Conectados - convênio do MEC/RNP para doação de um chip de dados (20GB) para atendimento aos estudantes com renda familiar de até 0,5 salário mínimo per capita, podendo chegar aos estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita, desde que atendido o primeiro grupo;
•Aquisição de serviço de internet para estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita, que residem onde os chips não funcionam, no valor de R$ 100,00 por 12 meses.
O diretor de Políticas Estudantis do IFF, Maurício Guimarães Vicente, avalia que os projetos para concessão dos auxílios foram bem sucedidos no Instituto e imprescindíveis para as atividades estudantis nesse ano de 2020, marcado pelo distanciamento social. “Apesar de ter sido um ano muito difícil, essa ação nos encheu de orgulho. Foi uma decisão de nosso Colégio de Dirigentes, onde os campi de forma conjunta apoiaram a ideia da Inclusão Digital para os alunos. Numa entidade tecnológica como a nossa, é inconcebível termos estudantes sem acesso à rede. Por isso, demos mais um passo no auxílio aos nossos discentes”, comenta.
Campus | Tablets |
---|---|
Cambuci | 24 |
Maricá | 33 |
São João da Barra | 41 |
Bom Jesus do Itabapoana | 169 |
Cabo Frio | 108 |
Campos Centro | 426 |
Guarus | 197 |
Macaé | 171 |
Santo Antônio de Pádua | 85 |
Itaperuna | 111 |
Quissamã | 55 |
Total | 1.420 |
Entrega de chips - Alunos Conectados
Primeira entrega | Segunda entrega | Total | ||
---|---|---|---|---|
Cambuci | 11 | Cambuci | 16 | 27 |
Maricá | 24 | Maricá | 26 | 50 |
São João da Barra | 38 | São João da Barra | 10 | 48 |
Bom Jesus do Itabapoana | 108 | Bom Jesus do Itabapoana | 45 | 153 |
Cabo Frio | 81 | Cabo Frio | 44 | 125 |
Campos Centro | 493 | Campos Centro | 223 | 716 |
Guarus | 165 | Guarus | 80 | 245 |
Itaperuna | 81 | Itaperuna | 97 | 178 |
Quissamã | 27 | Quissamã | 29 | 56 |
Santo Antônio de Pádua | 65 | Santo Antônio de Pádua | 51 | 116 |
Macaé | 111 | Macaé | 60 | 171 |
Total | 1.204 | Total | 681 | 1.885 |
Auxílio à aquisição de serviços de internet (R$100,00 por 12 meses)
Campus | Internet |
---|---|
Cambuci | 2 |
Maricá | 0 |
São João da Barra | 2 |
Bom Jesus do Itabapoana | 42 |
Cabo Frio | 5 |
Campos Centro | 22 |
Guarus | 3 |
Macaé | 12 |
Santo Antônio de Pádua | 4 |
Itaperuna | 41 |
Quissamã | 2 |
Total | 135 |
O conceito de inclusão digital é o processo de democratização do acesso às tecnologias da informação, de modo a permitir a inserção de todos na sociedade da informação, o que também representa uma forma de simplificar a rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades.
Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que utiliza deste suporte para melhorar as suas condições de vida, a fim de buscar novas oportunidades de emprego, meios de comunicação e formas de obter aprendizado.
Para que a inclusão digital ocorra, no entanto, são necessários três instrumentos básicos: dispositivo para conexão, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois o indivíduo precisa, além de tudo, saber o que fazer com tais ferramentas.
√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!