Carteira estudantil passa a ser digital e emitida pelo Suap

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/09/2024 00h00, última modificação 02/10/2024 08h18
O documento pode ser apresentado via telefone celular no campus, no transporte publico e para comprovar meia entrada em eventos.
Carteira estudantil passa a ser digital e emitida pelo Suap

A emissão da carteira estudantil no Suap já está disponível, a partir do dia 01 de outubro (Arte: Lionel Mota).

A carteira estudantil dos alunos do Instituto Federal Fluminense agora é digital e emitida pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), ação da Pró-reitoria de Ensino do IFF para modernização e melhoria do acesso à carteirinha estudantil. Com isso, o documento pode ser acessado pelo telefone celular, gerando mais comodidade, além da vantagem de não utilizar plástico ou papel para sua impressão, caso o estudante opte por não imprimir a carteirinha.

A emissão da carteira estudantil no Suap está disponível, a partir do dia 01 de outubro de 2024, por qualquer smartphone, com a opção de exibição pelo próprio dispositivo móvel ou extração em PDF para impressão.

Para o aluno solicitar o documento digitalizado, é necessário acessar o endereço eletrônico suap.iff.edu.br, fazer login, clicar no seu perfil no canto superior esquerdo e ir no botão documentos - emitir carteirinha digital. Pronto! A carteirinha estudantil digital já está na palma da mão!

"O estudante precisa comparecer no setor de Registro Acadêmico do campus caso apresente alguma dificuldade na extração da carteira ou esteja sem a foto cadastrada no Suap", explica a diretora de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFF, Rayanna Maciel, lembrando que "a carteira física utilizada até então é considerada documento institucional válido. Portanto, os alunos poderão permanecer usando até a sua data de validade".

As principais mudanças são o modo de emissão do documento, que passa a ser online, via Suap, sem necessidade de o aluno estar presencialmente no Registro Acadêmico - só aqueles que não conseguirem emitir a carteira via Suap é que devem procurar o setor - e a maneira de acessar o documento, que deixa de ser físico, impresso, e passa a ser acessível pelo telefone celular.

A carteirinha estudantil digital poderá ser utilizada no campus, no transporte público e para comprovar meia entrada em eventos. O documento terá um QRcode e um código de validação. O pró-reitor de Ensino do IFF, Paulo Vidal, ressalta que o documento não substitui a carteirinha de estudante fornecida pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e por outras entidades.

Vidal aponta as vantagens da carteira estudantil digital fornecida pelo IFF: "com o formato digital da carteirinha, haverá maior agilidade na emissão desse documento, que é necessário para que o estudante usufrua de seus direitos, e também haverá a comodidade de tê-la disponível diretamente no celular". Ele enumera ainda outros pontos positivos, tais como "a emissão automática de segunda via; a padronização do formato em todos os campi do IFFluminense; a possibilidade de futuras automatizações de controle de acesso e demais registros dos estudantes; a agilidade na verificação de autenticidade", destaca o pró-reitor de Ensino do IFFluminense.