Enade das Licenciaturas

Estudantes das Licenciaturas do IFF devem participar do Enade 2024

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/08/2024 14h34, última modificação 26/08/2024 14h52
Exame Nacional avalia a qualidade dos cursos de graduação. Provas serão aplicadas em 24 de novembro.
Estudantes das Licenciaturas do IFF devem participar do Enade 2024

A novidade este ano é a inclusão de prova prática (Arte: Lionel Mota/IFF).

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 está chegando. É a hora de avaliar a qualidade dos cursos de graduação ofertados pelas instituições de ensino, por meio do desempenho dos seus alunos, na prova que será aplicada no dia 24 de novembro, em todo o Brasil.

No Instituto Federal Fluminense (IFF), os cursos a serem avaliados este ano serão as licenciaturas: Biologia, Física e Química, no Campus Cabo Frio; Educação Física, Geografia, Matemática e Letras - Português e Literatura, no Campus Campos Centro; Música, no Campus Campos Guarus; Química, no Campus Itaperuna; e História, no Campus Macaé.

Ao todo, cerca de 312 alunos concluintes destes cursos, e que têm 80% da carga horária integralizada ou previsão de integralizar 100% até julho de 2025, deverão fazer a prova. Antes, porém, os participantes têm que responder ao “questionário do estudante”, obrigatório, até o dia 23 de novembro.

“A participação no Enade é uma oportunidade única para o estudante demonstrar o seu conhecimento e valorizar o seu diploma. Ao se sair bem na prova, ele contribui não apenas para seu próprio reconhecimento profissional, mas também para o fortalecimento da qualidade e credibilidade do curso que ele escolheu”, enfatiza Jéssica Netto, procuradora Educacional Institucional do IFF.

O exame, que é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), busca refletir o rendimento dos concluintes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Formação Nota 5!

O desempenho dos alunos será traduzido em uma nota aplicada ao curso, conceito de 1 a 5. Se for abaixo de três, a instituição recebe a visita do Ministério da Educação (MEC) para avaliação in loco. Se fizerem uma boa prova, os cursos podem receber nota máxima, e os estudantes garantem em seus currículos a comprovação de uma formação de excelência.

“Um bom conceito no Enade fortalece a imagem da instituição no cenário educacional, assegura a qualidade dos cursos oferecidos e contribui para a atração de novos alunos”, destaca Jéssica, complementando que “o Enade é obrigatório para a obtenção do diploma e essencial para que o estudante leve em seu currículo um curso de Nota 5!”.

Novidade na aplicação da prova

Além da Avaliação Teórica, o Enade das Licenciaturas traz a novidade da Avaliação Prática, destinada a aferir o desempenho dos estudantes em relação à competência prática. Esta etapa será realizada durante o estágio supervisionado obrigatório, em Escolas da Educação Básica, públicas ou privadas.

De acordo com Jéssica, a princípio, a Avaliação Prática não irá compor a nota de avaliação do curso e será apenas para fins diagnósticos. Ela também explica que nem todos os estudantes farão a avaliação prática. Qualquer dúvida, o estudante poderá entrar em contato com a coordenação do seu curso no IFF.

Vem aí o Enade das Licenciaturas! Tenha uma formação Nota 5!

registrado em: , ,