Iniciação Científica e Tecnológica

IFF abre seleção para projetos de pesquisa e de extensão tecnológica

por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/10/2024 17h45, última modificação 18/10/2024 15h56
A submissão dos projetos pelos servidores do IFF pode ser realizada de 21 de outubro a 24 de novembro. Há oferta de bolsas para estudantes.
IFF abre seleção para projetos de pesquisa e de extensão tecnológica

Cada servidor pode submeter até dois projetos (Arte: Lionel Mota/IFF).

O Instituto Federal Fluminense publicou o Edital N.° 234/2024, de seleção de projetos de pesquisa e de estudantes bolsistas de Iniciação Científica (Pibic-IFF), Iniciação Tecnológica (Pibiti-IFF) e de Pesquisa (Pesq-12). Também publicou o Edital N.° 235/2024, de seleção de projetos de Extensão Tecnológica e de estudantes bolsistas (Ext-12 e Ext-20). A inscrição dos projetos deve ser feita pelo Suap, de 21 de outubro até 24 de novembro de 2024.

A proposta deverá ser apresentada por servidor efetivo, ativo ou aposentado, substituto ou em cooperação técnica, previamente registrado no Suap, lotado ou com vinculação ao local onde a proposta está sendo submetida, não podendo se encontrar afastado ou em licença. Cada pesquisador poderá inscrever dois projetos, o máximo permitido em vigência simultânea. O resultado final da seleção de projetos será publicado no dia 05 de fevereiro de 2025.

A inscrição dos estudantes para as bolsas ocorrerá de 06 a 12 de fevereiro de 2025, exclusivamente online, no módulo "Pesquisa e Extensão" do Suap. O resultado final da seleção de estudantes está previsto para ser publicado no dia 25 de fevereiro, e as atividades dos projetos começam em 10 de março. As bolsas serão concedidas pelo período de dez meses, a partir do início de sua vigência, podendo ser prorrogadas por até 60 dias para as estudantes bolsistas que se tornarem mães durante o período de vigência da bolsa.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão do IFFluminense, Simone Vasconcelos, destaca que os editais para projetos de pesquisa e extensão têm um papel fundamental no desenvolvimento acadêmico, científico e social, promovendo a criação de novos conhecimentos e tecnologias, gerando impacto direto na sociedade. "Os editais possibilitam a concessão de recursos financeiros (bolsas) e apoio institucional para a realização dos projetos. Além disso, contribuem para a formação dos estudantes no desenvolvimento de habilidades práticas por meio da pesquisa aplicada e das ações extensionistas", afirma.

Para outras informações, acessar o Portal de Seleções para o Edital do Pibic, Pibiti e Pesq-12 e o Edital Ext-12 e Ext-20.

registrado em: , , , ,