Naturalização

IFF aplicará provas de Língua Portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados

por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/09/2024 00h00, última modificação 19/09/2024 10h22
São ofertadas 15 vagas para a avaliação presencial. Podem se inscrever, até 13 de outubro, candidatos que tiverem concluído algum dos cursos de Língua Portuguesa, específicos para estrangeiros, ofertados na modalidade EaD pelo IFRS.

A prova será aplicada no dia 04 de novembro, às 13h, no Campus Avançado Maricá (Arte: Lionel Mota).

O Instituto Federal Fluminense aplicará a avaliação presencial de Língua Portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados, edição 2024/2° semestre, com objetivo de avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica de estudantes que realizaram Curso EaD de Língua Portuguesa oferecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

De acordo com o Edital N.° 207/2024, são ofertadas 15 vagas para a avaliação presencial. Podem se inscrever candidatos que tiverem concluído algum destes cursos ofertados na modalidade EaD pelo IFRS: Português como Língua Adicional; Português como Língua de Acolhimento para (I)Migrantes e Refugiados; Português como Língua Adicional em Rede – IFRS; Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados; Português para Estrangeiros, (I)Migrantes e Refugiados: Língua, Sociedade e Cultura – nível básico ou intermediário.

A prova visa a atender à Portaria nº 623/2020, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que dispõe sobre os procedimentos de naturalização, exigindo a realização de, pelo menos, uma prova presencial para os cursos de Língua Portuguesa realizados na modalidade a distância.

Inscrições - Deverão ser realizadas no período de 18 de setembro a 13 de outubro de 2024, por meio do formulário eletrônico devidamente preenchido, disponível neste link. As inscrições poderão ser encerradas antes do prazo final, caso as vagas para a aplicação das provas sejam totalmente preenchidas.

Provas - Serão constituídas por atividades de compreensão auditiva, compreensão leitora, expressão escrita e expressão oral, serão aplicadas no dia 04 de novembro de 2024, às 13h, no Campus Avançado Maricá, localizado na Rodovia Vereador Oldemar Guedes Figueiredo (RJ 114), km 12,5, Ubatiba - Maricá - RJ.

Dúvidas relacionadas ao edital devem ser encaminhadas para o endereço eletrônico internacional@iff.edu.br, constando no assunto do e-mail “DÚVIDAS: Avaliação presencial de Língua Portuguesa”.

O resultado da avaliação será divulgado no dia 13 de novembro, no Portal de Seleções do IFFluminense.