Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do IFF será lançado em webinar

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/03/2024 17h43, última modificação 14/03/2024 14h12
O evento está agendado para o dia 21 de março, às 10h, pelo IFFTube, destinado a todos os servidores do IFF.
Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do IFF será lançado em webinar

Webinar vai esclarecer pontos principais do programa para a implementação de ações nas unidades do IFF (Arte: Bruno Leite/IFF).

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas vai lançar oficialmente o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do Instituto Federal Fluminense, no dia 21 de março de 2024, às 10h, por meio de uma webinar no IFFTube

O objetivo é divulgar o programa, aprovado pela Resolução N.º 248, de 18 de janeiro de 2024, que conta com orientações e procedimentos para a elaboração de projetos e ações voltados à qualidade de vida no trabalho, dentro do IFF, previsto pela Política de QVT, publicada desde 2020.

O evento será conduzido pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Aline Naked, a diretora da Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoas, Taís Castro, e a coordenadora de Qualidade de Vida no Trabalho, Viviane Lopes de Souza. Todos os servidores do IFF estão convidados a participar e poderão tirar suas dúvidas por meio do chat

“A gente quer falar sobre alguns trechos principais do programa e esclarecer o que ele é efetivamente”, ressalta Aline, acrescentando que “o programa de QVT é um importante instrumento de gestão com objetivo de fomentar e nortear proposições e ações voltadas para a qualidade de vida no trabalho em todos os campi e Reitoria do IFF, de forma orientada e institucionalizada, a fim de influenciar ou modificar hábitos culturais, individuais ou institucionais, favorecendo a saúde física e mental, as relações entre os servidores e com o trabalho”.

O programa prevê: √ a criação de estruturas institucionais necessárias à realização de projetos de promoção à qualidade de vida no trabalho; √ o estabelecimento das dimensões que balizam os campos de intervenção dos projetos voltados à promoção da QVT; √ e orientações e procedimentos para a proposição, seleção, formalização, execução e avaliação desses projetos.

Viviane reforça que “a qualidade de vida no IFF não começa agora com a implementação do documento, muita coisa já vem acontecendo ao longo dos anos, só que não de forma sistematizada, nem em todos os campi”. A ideia é expandir, complementa Aline: “Nossa pretensão é ter projetos para melhorar a relação dos servidores com seus colegas e seu local de trabalho. Ter outras atividades além do esporte, para a saúde mental, roda de conversa e na parte cultural também. Tornar o trabalho um ambiente mais atrativo para o servidor”.

Webinar de Lançamento do Programa de QVT

Data: 21/03/2024