Notícias
Você não está sozinho(a)!
IFF promove Campanha Institucional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A Campanha tem como tema "Você não está sozinho(a)!" (Arte: Júlio Negri/IFF - adaptação facabonito.org)
Neste mês, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - 18 de Maio - está completando 25 anos. A data foi instituída pela Lei Nº 9.970/2000 com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Durante todo o mês, também conhecido como Maio Laranja, o Instituto Federal Fluminense (IFF), por meio da Pró-reitoria de Políticas Estudantis (Prope), estará promovendo uma Campanha Institucional de Conscientização com o tema “Você não está sozinho(a)!”.
Estão previstas diversas ações, como a elaboração e divulgação de materiais informativos, a realização de uma mobilização digital nas redes sociais oficiais do Instituto, além de uma cartilha com orientações para utilização durante a Campanha, que poderá se estender durante todo o ano.
De acordo com a assistente social e diretora de Políticas de Formação Integral da Prope, Josemara Pessanha, a iniciativa reconhece a relevância da educação pública na promoção dos direitos humanos, da cidadania e na proteção integral de crianças e adolescentes.
“A intenção é dar visibilidade a um tema sensível para gestores e profissionais que atendem estudantes em situação de violência, compreendendo a importância de que a escola seja um espaço de acolhimento, debate e aprendizado”, pontua Josemara.
A diretora acrescenta que a ideia é convocar toda a comunidade para a prevenção da violência, do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes; orientação; e defesa dos direitos dos estudantes. “Nosso objetivo é trabalhar juntos e juntas pela conscientização, mobilização, enfrentamento da questão e cuidado com quem está em situação de vulnerabilidade - ou conhece alguém nessa condição e não sabe como agir”, ressalta.
A Reitoria do IFF convida os servidores dos campi a se engajarem no desenvolvimento de ações educativas e preventivas, como rodas de conversa, debates, oficinas, exposições, atividades culturais, entre outras estratégias que incentivem o diálogo e promovam visibilidade ao tema no ambiente escolar.
“O IFF conta com o compromisso e a sensibilidade de suas equipes para que, unidos, possamos fortalecer uma cultura de proteção, respeito e garantia dos direitos das crianças e adolescentes”, finaliza Josemara.
Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é crime! Saiba como denunciar:
>> Conselho Tutelar do seu município;
>> Delegacias Comuns ou Especializadas;
>> Disque 100 - o serviço funciona 24h, durante todos os dias da semana, e pode ser acionado por meio de ligação gratuita, de qualquer aparelho telefônico;
>> Polícia Militar (190);
>> Polícia Federal;
>> Polícia Rodoviária Federal (191);
>> Crimes da Internet - new.safernet.org.br.
* Com informações do site facabonito.org/18demaio