Notícias
Desempenho
Programas de Pós-Graduação do IFF alcançam patamar de excelência com notas 4 e 5 na Capes
Resultado reafirma o compromisso do IFF com a excelência acadêmica (Arte: Lionel Mota/IFF)
O Instituto Federal Fluminense (IFF) obteve um resultado expressivo na última Avaliação Quadrienal da Capes, referente ao período de 2021 a 2024, consolidando a qualidade de seus Programas de Pós-Graduação. Quatro deles apresentaram elevação de nota, enquanto os demais mantiveram seus conceitos, fazendo com que, atualmente, todos os Programas do IFF possuam notas 4 ou 5.
Os Programas que tiveram progressão foram:
✔️ Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) – Nota 5
✔️ Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEA) – Nota 4
✔️ Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – Nota 4
✔️ Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias (PPGAU) – Nota 4
O Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET) alcançou o conceito máximo entre os Programas do Instituto, com a nota 5. Para o coordenador Décio Guimarães, a conquista é fruto de um esforço coletivo.
“Essa conquista resulta da dedicação e do trabalho coletivo de docentes, discentes, secretárias, coordenação e gestão do nosso IFF. Trata-se de um programa jovem, com oito anos de existência, situado no Campus Campos Centro, que vem contribuindo para a formação de professoras e professores de Campos dos Goytacazes e de todo o estado do Rio de Janeiro”, destacou Décio.
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que está com inscrições abertas para nova turma até o dia 15 de janeiro (Saiba Mais AQUI), elevou a sua nota de 3 para 4.
“Por ser um mestrado grandioso, em rede, a nota 4 representa o esforço e o trabalho de um grupo de profissionais dedicados espalhados pelo Brasil, do qual temos orgulho de fazer parte”, ressaltou a coordenadora do ProfEPT no IFF, Karina Hernandes.
Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEA), Gabriel de Pinna, a conquista da nota 4 representa um marco histórico para o curso: “Desde 2006, quando foi aprovado, o Programa era avaliado com nota 3. A melhora reflete o esforço de docentes, discentes, técnico-administrativos e o apoio institucional recebido ao longo desses 20 anos. O resultado é um incentivo para que o Programa busque melhorar ainda mais”, pontuou Gabriel.
Já o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias (PPGAU), Luciano Falcão, destacou a importância do reconhecimento para um programa jovem, iniciado em 2019: “Recebo com grande satisfação a nota 4 alcançada pelo PPGAU-IFF em sua primeira avaliação completa pela Capes. Trata-se de um resultado expressivo para um curso jovem, de modalidade profissional, que vem cumprindo o papel estratégico de preencher uma lacuna histórica de formação qualificada em Arquitetura e Urbanismo na região.”
Luciano também ressaltou que o resultado reafirma a coerência do projeto pedagógico do curso, a pertinência das linhas de pesquisa e o compromisso com o desenvolvimento social, ambiental, cultural e tecnológico das cidades, além de reconhecer a dedicação do corpo docente, a confiança dos discentes e o suporte fundamental do setor administrativo da instituição.
Patamar de Excelência
O resultado da Avaliação Quadrienal da Capes reafirma o compromisso do IFF com a excelência acadêmica, a formação qualificada e a produção de conhecimento socialmente referenciado, fortalecendo o papel da instituição no desenvolvimento científico, tecnológico e social da região e do país.
De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão do IFF, Simone Vasconcelos, o desempenho alcançado reflete o comprometimento coletivo da comunidade acadêmica:
“Esse resultado é fruto de um excelente trabalho realizado pelos nossos coordenadores, docentes, discentes e secretarias, com o apoio institucional. Essa avaliação, com resultados tão significativos, fortalece ainda mais os nossos cursos de pós-graduação e todas as suas produções em pesquisa, inovação e extensão.”
Para outras informações sobre os Programas de Pós-graduação do IFF, acesse AQUI.