Solidariedade

IFF arrecada doações para população atingida pelas chuvas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 25/03/2024 17h15, última modificação 26/03/2024 14h27
Podem ser doados água mineral, alimentos, roupas, produtos de limpeza e higiene, cobertores e colchonetes.
IFF arrecada doações para população atingida pelas chuvas

Há postos de coleta em Campos, São João da Barra e Quissamã (Arte: Júlio Negri/IFF)

O Instituto Federal Fluminense está promovendo mais uma edição da Campanha IFF Solidário. O objetivo é arrecadar doações para as populações de municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense atingidos pelas fortes chuvas do último final de semana, incluindo alunos e servidores do campus do IFF em Bom Jesus do Itabapoana, que também ficou totalmente inundado.

Acesse as informações abaixo e saiba como contribuir:

Itens aceitos para doação:

Água mineral, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene, roupas e calçados para adultos e crianças, roupas de cama e banho, cobertores e colchonetes.

Postos de coleta:

Campus Campos Centro

Campus Avançado São João da Barra

Campus Quissamã

Campus Santo Antônio de Pádua

Centro de Referência de Cordeiro

Doações em dinheiro:

Banco Sicoob

Cooperativa: 4222 / Conta: 100.005-5

CNPJ: 04016579/0001-31

Pix: fundproiff@gmail.com

Campus Bom Jesus é atingido pelas chuvas

O campus do IFF em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, também foi atingido pelas fortes chuvas que caíram no município do dia 22 para 23 de março e causaram o transbordamento do Rio Itabapoana. A unidade, localizada na margem do rio, ficou totalmente inundada pelas águas.

A Defesa Civil Municipal informou que o total acumulado de chuva de sexta para sábado foi de 300 milímetros e o volume de água no Rio Itabapoana ultrapassou os 6 centímetros por hora.

Diversos setores da unidade foram afetados e ainda não foi possível mensurar todos os prejuízos e danos. Servidores, colaboradores terceirizados e estudantes auxiliam na limpeza do campus, iniciada nesta segunda-feira, dia 25. "Como medida emergencial, foi criado um comitê para execução do plano de contingenciamento, com demandas imediatas de limpeza, levantamento de estimativas das perdas e previsão para retomada das aulas,  com a possibilidade de alimentação para os alunos, entre outras medidas", relatou o diretor-geral do campus, Leandro Pereira Costa.

As aulas estão suspensas até quinta-feira, dia 28, conforme ordem de serviço publicada pela instituição.

"Estamos em contato com a Setec/MEC para a obtenção de recursos imediatos necessários para o funcionamento do nosso campus, assim como estamos mobilizando todas as nossas equipes da administração e acadêmica para o apoio à retomada das atividades, além de atendimento emergencial às necessidades dos nossos estudantes, servidores e colaboradores", explicou o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo.

Muitos alunos e servidores foram afetados, tendo em vista que grande parte do município também foi atingida pelas inundações. Além das unidades do IFF e da Uenf, diversas instituições de Bom Jesus do Itabapoana estão recebendo doações para ajudar as famílias atingidas.

Veja, abaixo, como ficaram alguns setores do campus após a inundação:

Campus Bom Jesus após inundação  (1).jpg Campus Bom Jesus após inundação  (2).jpg
Campus Bom Jesus após inundação  (3).jpg Campus Bom Jesus após inundação  (4).jpg