Cursos de Licenciatura
Os cursos de licenciatura têm duração mínima de três anos e meio e tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar no magistério da educação básica.
Ciências da Natureza: Ciências e Biologia, Ciências e Física ou Ciências e Química
Ciência da Natureza/Natural Sciences – Major in Physics, Chemistry or Biology:
A estrutura do curso fundamenta-se no diálogo imprescindível à garantia da unidade dos saberes que compõem a formação de docente na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Além disso, pauta-se na compreensão do processo histórico de construção do conhecimento bem como o seu significado para sociedade, a partir do entendimento da ciência e da tecnologia enquanto atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural. A opção por uma das graduações possíveis (Biologia, Física ou Química) é efetivada pelo cursista a partir do 4º. Período. Licenciados aptos ao exercício da docência de Ciências do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e Física ou Química ou Biologia nos cursos de Nível Médio.
Licenciatura em Biologia - Major in Biology
A Área Básica de Ingresso (ABI) de “Ciências da Natureza” possibilita ao aluno optar, após o terceiro período, entre os curso de Licenciatura em Biologia ou em Física ou em Química. Ao ingressar o aluno cursará nos três primeiros períodos uma matriz curricular comum contendo disciplinas da área pedagógica, propedêutica e de ciências da natureza e suas tecnologias. É capacitado a atuar na Educação Básica e apto à continuidade da vida acadêmica através de ingresso em programas de pós-graduação. Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo. Preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
Licenciatura em Química - Major in Chemistry
A Área Básica de Ingresso (ABI) de “Ciências da Natureza” possibilita ao aluno optar, após o terceiro período, entre os curso de Licenciatura em Biologia ou em Física ou em Química. Ao ingressar o aluno cursará nos três primeiros períodos uma matriz curricular comum contendo disciplinas da área pedagógica, propedêutica e de ciências da natureza e suas tecnologias. O Licenciado em Química, ou Químico, pode dedicar-se à pesquisa acadêmica, que visa a geração de novos conhecimentos, materiais didáticos e metodologias. Pode também, atuar em ensaios e pesquisas em geral, pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos, análise química e físico-química, químico-biológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade. Além disso, pode atuar na direção, supervisão, programação, coordenação, orientação, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, vistoria e elaboração de pareceres das atividades mencionadas.
Licenciatura em Física - Major in Physics
A Área Básica de Ingresso (ABI) de “Ciências da Natureza” possibilita ao aluno optar, após o terceiro período, entre os curso de Licenciatura em Biologia ou Licenciatura em Física ou Licenciatura em Química. Ao ingressar o aluno cursará nos três primeiros períodos uma matriz curricular comum contendo disciplinas da área pedagógica, propedêutica e de ciências da natureza e suas tecnologias. O Licenciado em Física, ou Físico, é um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, é capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e sempre está preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. Ocupa-se com a formação e disseminação do saber da Física nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal, em museus de ciência ou afins, além de poder coordenar atividades de popularização da Física. É capaz de planejar e confeccionar material didático para ensino-aprendizagem da Física, como livros didáticos, CDs, vídeos, programas de computadores, etc.
Educação Física:
A concepção deste curso privilegia a produção do conhecimento científico com consciência e responsabilidade, tendo como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano em suas múltiplas expressões, através da dança, do jogo, do esporte, nas perspectivas de prevenção, da promoção, da proteção e da educação na saúde, da formação cultural, da educação motora, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas. Na perspectiva deste espaço da criação, o curso conta com: Complexo Esportivo que inclui quadras polivalentes, Ginásio de Esportes e piscina semiolímpica. Este complexo abriga uma sala de coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Física, uma sala de professores, uma sala de fisioterapia, vestiários completos masculino e feminino entre outros. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.
Geografia/Geography:
A proposta da estrutura do curso de Licenciatura em Geografia se faz a partir do entendimento das competências e habilidades necessárias ao professor de Educação Básica (especialmente dos últimos anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio) no estudo da Geografia, daí terem as disciplinas, em todos os momentos (sala de aula, laboratórios ou atividades de campo), a preocupação com esta instrumentalização. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.
História/History
O profissional egresso do curso de Licenciatura em História do IFFluminense Campus Macaé é um profissional habilitado ao exercício do magistério na educação básica e apto à continuidade da formação acadêmica através de ingresso em programas de pós-graduação. Pode dedicar-se à pesquisa acadêmica, que visa à geração de novos conhecimentos, materiais didáticos e metodologias do ensino de História. Pode também atuar em pesquisas relacionada diretamente ao campo historiográfico.
Campus Ofertado:
Letras/Portuguese Language and Literature:
O curso visa à inserção do egresso no mundo do trabalho como profissional que, por apresentar múltiplas competências e habilidades, a partir do domínio e da reflexão crítica sobre os componentes curriculares do Curso, possa atuar no Ensino, na Pesquisa e na Extensão da Educação Básica e/ou Profissional, bem como nos estudos literários e na produção textual. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos Cursos de Nível Médio.
Matemática/Mathematics:
A estrutura do curso se faz a partir da compreensão do currículo como um Espaço da Criação, “uma atmosfera escolar onde todos deverão estar aprendendo o tempo todo” e participando da construção do conhecimento e da forma de sua apropriação didática. Na perspectiva deste espaço da criação, no Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAMAT) o professor em formação desenvolve atividades que o encaminham a vivenciar situações de sala de aula que possibilitarão a ênfase no trabalho de investigação de materiais instrucionais, concorrendo significativamente para o desenvolvimento da inteligência lógico-matemática dos alunos. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.
Música:
A Licenciatura em Música propiciará a formação de agentes da educação musical na sociedade, promovendo a consolidação do conhecimento musical junto à rede escolar, às instituições culturais e a grupos artísticos. Deverá, de modo geral, desenvolver as competências musicais, pedagógicas, intelectuais, sociais e políticas inerentes à formação do professor.
Teatro:
Na perspectiva de favorecer a formação de um professor de teatro, pautado nos saberes - finalidades, noções, conceitos - e no saber-fazer teatro - métodos, técnicas e procedimentos, os componentes curriculares são centrados no artístico-estético-pedagógico, ou seja, na formação de um professor capaz de possibilitar tanto uma aula sobre teatro quanto uma aula em teatro. As abordagens metodológicas são realizadas a partir dos jogos de improvisação, e a Pedagogia do Teatro/Teatro-Educação tende a investigar a complexidade da sua prática pedagógica no que tange a condições do processo do fazer teatral. As atividades teórico-práticas se desenvolvem em componentes curriculares denominados por Oficinas e Laboratórios de Ensino e Aprendizagem em Teatro (LEAT), espaços concretos para a interdisciplinaridade e os cruzamentos epistemológicos. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.