CAMPUS
CAMPOS CENTRO
Apresentação
A concepção deste curso privilegia a produção do conhecimento científico com consciência e responsabilidade, tendo como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano em suas múltiplas expressões. Por meio da dança, do jogo, do esporte, nas perspectivas de prevenção, da promoção, da proteção e da educação na saúde, da formação cultural, da educação motora, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas.
Nessa perspectiva, visa assegurar aos licenciados uma formação humanista e proporcionar subsídios para que os sujeitos envolvidos no processo Educacional na Educação Básica e Educação Profissional possam intervir criticamente junto às diferentes manifestações das culturas das atividades físicas e dos esportes, levando em consideração as possíveis diversidades.
O Curso de Licenciatura em Educação Física, na modalidade presencial, visa à formação de professores em oito períodos letivos, com uma organização curricular em que se articulam três dimensões: dos saberes específicos, dos saberes instrumentais e dos saberes da prática profissional, tendo como referência as finalidades, o perfil do egresso e os objetivos descritos neste documento.
O detalhamento da organização didático-pedagógica do Curso; sua relevância e justificativa para sua criação; a contextualização do Instituto Federal Fluminense e do Campus Campos Centro; a infraestrutura do campus; os programas existentes de apoio aos discentes e servidores; a avaliação do Curso; o corpo docente são elementos que constam do presente documento.
Perfil Profissional
O licenciado do curso de Educação Física do Campus Campos Centro do
IFFluminense deverá apresentar as seguintes competências e habilidades:
1. Apresentar uma visão humanista, filosófica, generalista e crítico-reflexiva sobre o saber docente, valorizando a ética e as políticas públicas de saúde e qualidade de vida;
2. Ser consciente de seu papel de educador, capaz de intervir pedagógica e profissionalmente junto às diferentes manifestações da cultura, das atividades físicas e dos esportes, levando em consideração a diversidade da clientela escolar;
3. Ser articulador de saberes em ambientes educacionais, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica, cultural e político-social;
4. Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins no âmbito do ensino, pesquisa e extensão;
5. Demonstrar capacidade de resolver problemas concretos, relativos à prática docente, zelando pela aprendizagem e pelo desenvolvimento do educando;
6. Atuar, acadêmica e profissionalmente, nos campos do ideário da promoção da saúde, da educação motora, do lazer e da gestão de empreendimentos ligados à atividade física;
7. Utilizar os recursos tecnológicos da informação e comunicação, de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir e compartilhar conhecimentos e se 40 qualificar para a prática profissional;
8. Planejar, aplicar e avaliar os programas e projetos, considerando as características, interesses, necessidades e diversidade dacomunidade escolar;
9. Desenvolver atividades adaptadas e inclusivas, favorecendo a autonomia dos indivíduos, na perspectiva de uma formação cidadã.
Área de Atuação:
As áreas de atuação do egresso relacionadas ao curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), incluem:
1. Educação Básica e Profissional: Ensino nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com referência nas políticas públicas e planos educacionais regionais.
2. Saúde e Qualidade de Vida: Promoção de saúde, prevenção de doenças e incentivo à adoção de estilos de vida ativos e saudáveis, considerando os impactos do sedentarismo e das doenças psicossomáticas.
3. Gestão de Empreendimentos Relacionados às Atividades Físicas: Planejamento e administração de projetos ligados às práticas esportivas, recreativas e culturais em diversos contextos escolares.
4. Inclusão e Diversidade: Desenvolvimento de atividades adaptadas para pessoas com deficiência, considerando a formação cidadã e a inclusão social através da prática de atividades físicas e esportivas.