CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

A educação em saúde para além dos muros fluminenses

Coordenador: Ligia Cordeiro Matos Faial

Resumo: O adolescente, marcado pela metamorfose evolutiva, em busca por sua autonomia e estimulado pela curiosidade, assume comportamentos e atitudes de riscos à saúde. Dentre elas destacam o início precoce das relações sexuais desprotegidas com potencial prejuízo juvenil psicofisicosocial, consumo de drogas psicoativas e a violência. A educação em saúde é um processo pedagógico que difunde informações e estimula a criticidade reflexiva à tomada de postura saudável entre seus participantes.

Objetivo geral: Levar a proposta de educação em saúde desenvolvida no IFFluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana para fora dos seus muros, na realidade da escola parceira pela escuta de seus discentes.

Objetivo específico: Identificar as temáticas de interesse dos discentes adolescentes da escola parceira como cerne dos encontros educacionais em saúde.

Método: Os estudantes realizarão uma visita à escola parceira (Escola Maria da Conceição Pereira Pinto, na usina Santa Maria pertencente a Carabuçu, quarto distrito de Bom Jesus do Itabapoana) para conhecer as demandas locais dos docentes e assim selecionar o primeiro tema a ser discutido; após dedicarem-se no estudo e aprofundamento da temática levantada, construirão material pedagógico criativo e inovador a ser ministrado na oficina de educação em saúde a seus alunos adolescentes. Os demais assuntos serão adquiridos a partir da linguagem escrita dos alunos coletada por uma urna temática no hall da escola em resposta a questão: Qual a sua dúvida em relação a um tema de saúde? A data do encontro pedagógico será marcado por um evento de culminância interdisciplinar com vista a formação holística do ser adolescente.

Resultados: Dialogando com o III (saúde e bem-estar) e IV (educação de qualidade) objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030 no Brasil espera-se que a prática pedagógica em saúde possa contribuir para a emancipação e autonomia dos sujeitos ao promover uma formação holística despertando o pensamento crítico-reflexivo como motor para o autocuidado.

Área de Conhecimento: Medicina (Ciências da Saúde)