CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

AMBIENCAST

Colaboradores: william.gil@gsuite.iff.edu.br
Pesquisa de mestrado da jornalista Erika Vieira com os estudantes do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFF Bom Jesus

Banner ThaumaCast

O AmbienCast é fruto da pesquisa de mestrado da jornalista Erika Vieira, orientada pelo professor Breno Terra, por meio do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica oferecido pelo IFFluminense Campus Macaé.

A produção dos episódios foi orientada pela pesquisadora, Erika Vieira, e pelos professores do IFF Campus Bom Jesus: Carlos Dambroz, Fabrício Pereira, Maria Otília Moura e Daniel Coelho.

Participaram da pesquisa os estudantes do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFF Bom Jesus durante o ano letivo de 2021.

Confira abaixo os episódios produzidos

#01 - PRODUÇÃO AGRÍCOLA SUSTENTÁVEL

Hoje falaremos sobre Produção Agrícola Sustentável!

Vocês sabiam que há milhares de anos povos indígenas usavam técnicas da agricultura sustentável? Pois é, ao longo da história, observamos a relação intrínseca entre os povos originários e a terra. Pautada no respeito à natureza e aos animais, é, certamente, grande objeto de inspiração quando falamos de meio ambiente.

Quer saber mais sobre o tema?  Vem com a gente nesse episódio imperdível!

• Ester Dias da Rocha Rosa;
  • João Pedro Coelho Degli Esposti;
  • Karla Magalhães Ferreira do Amaral;
  • Maria Júlia Horsth de Paiva Silva;
  • Yasmim Aparecida de Oliveira Figueiredo.

#02 - DESCARTE DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS

A sociedade utiliza uma série de utensílios e objetos no seu dia-a-dia que devem passar por um processo de produção cuidadoso para que a substâncias manuseados não contamine o meio ambiente. No entanto, essa é uma realidade ainda distante.

Muitas empresas costumam descartar de modo incorreto os resíduos industriais, o que causa diversos danos para saúde humana e para os recursos naturais.

Já é de nosso conhecimento que o descarte irregular de resíduos industriais provocam muitos impactos negativos para o meio ambiente e a saúde humana, mas por que as empresas não fazem os procedimentos corretos para lidar com essa questão? Será que eles temem que ao descartar de maneira correta eles tenham mais custos?

Saiba mais nesse episódio de Ambiencast!

• Cássia Nascimento Lemos;
  • Gabriel Amado Ferreira Lauria;
  • Isabella Domingos dos Santos;
  • Leydisley Pereira da Silva;
  • Maria Eduarda Kelly Martins;
  • Maycow Teixeira Pereira.

#03 - PRESERVAÇÃO DOS RIOS E OCEANOS

O termo “recursos hídricos” refere-se à parcela de água doce acessível à humanidade. Embora 75% da superfície terrestre seja composta por água, apenas 2,5% dessa porção é potável. Levando em conta que sua maior parte está nas geleiras e aquíferos restam somente 1,2% para compor rios, lagos e outros reservatórios.

No Brasil temos uma grande disponibilidade de água, é o país com maior quantidade de recursos hídricos, tanto na superfície quanto no subterrâneo, totalizando 12% dos recursos hídricos do mundo. Apesar de abundantes, os recursos hídricos brasileiros não são inesgotáveis e o acesso à água não é igual para todos, acentuando a importância da sua preservação.

Neste episódio vamos conversar sobre a preservação dos recursos hídricos e enfatizar a importância dessa ação.

• Davi Soares de Moraes;
  • Lais Fernandes Pimenta Gomes;
  • Leticia Lemos de Almeida;
  • Leydislânia Pereira da Silva;
  • Priscila Ferreira dos Reis.

#04 - PRESERVAÇÃO DO SOLO

Neste episódio, abordaremos o tema Preservação do Solo

Você sabe o que é Preservação do solo e como colocá-la em prática? A preservação do solo abrange várias técnicas que podem ser aplicadas em diversos tipos de terrenos e por qualquer pessoa, seja para um preparo de um terreno grande ou até mesmo para uma horta. Duas das principais técnicas são a “Rotação de culturas” e a “Adubação Verde”

Conheceremos as duas ao longo da conversa!

• Anna Paula Fernandes Mota;
  • Bianca Jovêncio de Almeida;
  • Davi Flôres da Silva Siqueira;
  • Letícia Viana dos Santos;
  • Luis Filipe Sales Melicio;
  • Rafaella Pereira Vieira.

banner do cineclube debates