CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Eleições

“Faremos novos estudos de viabilidade, buscaremos relatórios dos setores para ajuste, coletiva e dialogicamente, da missão do campus”, afirma Leandro Costa

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/11/2023 15h36, última modificação 26/11/2023 15h44
Entrevista com o professor Leandro Costa, candidato a diretor-geral do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana.
Leandro Pereira (Foto: divulgação)

O professor Leandro Pereira Costa é graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, licenciado em Química pela Sousa Marques/RJ, possui mestrado e doutorado em Ciências Naturais, com ênfase em Ensino de Ciências, pela UENF. É professor de química no IFFluminense desde 2011. Foi coordenador do ensino médio, diretor de Ensino, coordenador do curso técnico em Química e, atualmente, é o diretor-geral do Campus Bom Jesus. Seu plano de gestão está disponível na página das Eleições 2023 do IFF.

As eleições para reitor do IFF e diretores-gerais dos campi acontecem em 6 de dezembro.

Portal do IFF - O que o senhor vai fazer nos primeiros 100 dias de mandato?

Vamos fazer novos estudos de viabilidade, buscar relatórios dos setores para ajuste, coletiva e dialogicamente, da missão do nosso campus e construir o Regimento Interno e o Plano Político Pedagógico.

Portal do IFF - Quais áreas do campus precisam ter mais investimentos e como fazer?

Precisa-se de melhorias de infraestrutura em alguns espaços: Residências Estudantis, especialmente a feminina; abatedouro; espaço de convivência para alunos; quadra esportiva e laboratórios. Intensificaremos a criação de projetos para equipar/melhorar os laboratórios de ensino e demais setores em que se fizer necessário, através de verbas do campus, emendas parlamentares e de órgãos de fomento.

Portal do IFF - Em sua gestão, o que vai mudar no ensino, pesquisa e extensão ?

Fortaleceremos ainda mais as ações de ensino e aprendizagem, por monitorias, tutorias e projetos de ensino; aprimoraremos os conselhos de classe e o atendimento aos docentes e discentes; e investimentos em ações nos cursos, considerando suas particularidades. Na pesquisa e extensão, trabalharemos para a manutenção de nossos excelentes índices. Ampliaremos nossas ações, como criação de pós-graduações, novos FICs e cursos de extensão, e o reforço ao programa contínuo de visitação ao campus, os fluxos de visitas técnicas, a internacionalização, os eventos. Estimularemos convênios e parcerias, ações esportivas e melhorias no espaço kids.

Portal do IFF - O que propõe para evitar a evasão escolar ?

Fortaleceremos as ações da assistência estudantil, como: acolhimento aos discentes e familiares, auxílios permanência, transporte e moradia, bolsas Napne, refeição universal e atendimento aos que têm necessidades alimentares específicas; melhoria das residências estudantis, espaços de convivência e lazer dos estudantes; ações de saúde; incentivo a representações estudantis e ao sentimento de pertencimento; ações de ensino-aprendizagem (monitoria e tutoria); apoio as ações esportivas e projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Portal do IFF - Quais as propostas para os servidores Técnicos Administrativos e Professores?

Propiciaremos ações de bem-estar, referentes a acolhimento dos colaboradores, melhoria de infraestrutura e equipagem dos setores, ações de capacitação, promoção de saúde e qualidade de vida. Fortaleceremos ainda mais o PGT, mesmo com o quantitativo insuficiente de pessoal para atender todas as demandas. Para isso, buscaremos soluções junto a Reitoria.

Portal do IFF - Qual a sua visão sobre flexibilização e teletrabalho ?

A flexibilização e o teletrabalho são um avanço para a administração pública e para o servidor e incentiva a cultura do planejamento, redução de custos e apresentação de resultados. Nosso campus, hoje, apresenta excelentes resultados nas duas modalidades e pode avançar mais, em conformidade com cargos/funções exercidas e a legislação vigente.

Em acordo com o regramento do processo eleitoral do IFFluminense, cada candidato a diretor geral tem a oportunidade de responder a perguntas elaboradas pelo Fórum dos Comunicadores em formato pingue-pongue, com tamanho limitado e publicação simultânea com a de seu concorrente.