Notícias
Extensão
"A melhor coisa que fiz em 2025 foi esse curso", afirma aluna do Curso de Capacitação Digital
Maria de Fátima Mathias exibe orgulhosamente o certificado de conclusão do curso.
“Para mim, a melhor coisa que eu fiz em 2025 foi esse curso.” Esse foi o sentimento compartilhado por Maria de Fátima Mathias ao concluir o Módulo I do Curso de Capacitação Digital para Mulheres, oferecido pelo Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus por meio do projeto de extensão coordenado pela professora Ana Mara Figueiredo. A segunda turma do curso encerrou suas atividades e comemorou a conquista com entrega de certificados, emocionantes depoimentos e um delicioso lanche compartilhado.
Chegar ao fim do curso foi motivo de orgulho para a estudante que, a princípio, não queria ir nem à primeira aula. Foi a filha de Maria de Fátima quem fez sua inscrição e foi preciso uma “mentirinha do bem” para garantir sua ida. “Falei para ela que não iria e quando chegou o dia de começar o curso ela me enganou. Disse ‘mãe, vamos no IFF que a senhora tem que assinar um papel do seu neto’. Achei estranho, porque é a mãe dele quem faz isso. Quando cheguei lá, me deparei com uma sala, duas moças lindas, maravilhosas. Depois entraram dois rapazes maravilhosos também. Eu não queria sair de casa, mas, quando comecei a frequentar, me senti útil, fiz novas amizades, estou ‘jovelescendo’”, contou.
Aprender sobre informática abriu um mundo de possibilidades para Maria de Fátima, que agora sabe usar redes sociais e até funções antes desconhecidas do celular. “Tive muito orgulho dos meus professores, de ver o empenho e o cuidado que eles têm com a gente, da terceira idade”. Ela também destaca a relevância do curso para sua autoestima. “Eu vivia triste, em casa. Ia à igreja de vez em quando, mas, quando passei a frequentar o curso, eu realmente tive prazer. Falei: tenho que viver! É muito bom fazer amizades”, comemorou, garantindo que vai fazer outros cursos e está animada para os novos aprendizados que virão.

Alunas, professora e voluntários comemoraram o fim da primeira etapa da capacitação.
A experiência também foi enriquecedora para os voluntários, que atuaram como professores e orientadores no projeto. Foi a primeira participação de Gustavo Gabriel Santos Silva, que está no terceiro período do curso superior em Engenharia de Computação no IFF Bom Jesus. Para ele, contribuir para o desenvolvimento da autonomia das participantes foi muito gratificante, assim como ver o interesse e dedicação delas. “Destaco também as trocas que aconteceram durante os encontros, que se apresentaram como uma oportunidade não apenas de ensinar, mas também de aprender com elas. Levarei como aprendizado para a vida”, afirmou.

O curso é destinado a mulheres com 60 anos ou mais que desejam aprender sobre tecnologias digitais.
Esta é a segunda turma que conclui o Módulo I do curso de Capacitação Digital para Mulheres. Nem todas puderam participar da aula de conclusão, mas 08 concluintes foram certificadas. Quem chegou ao fim dessa primeira etapa logo poderá se inscrever para o Módulo II, que abordará assuntos como pesquisa na internet, e-mail, armazenamento em nuvem, redes sociais no computador e segurança online, recuperação de senhas, entre outros. Mais informações serão divulgadas em breve.