CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Mulheres Mil

Alunas do Curso FIC de Padeira visitam recanto da Comunidade Bethânia

por Erika Vieira, da Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 18/11/2025 20h49, última modificação 18/11/2025 21h03
O grupo conheceu o trabalho da instituição e as atividades de panificação desenvolvidas na comunidade.
Curso FIC de Padeira visita Comunidade Bethânia

O sábado de feriado, no dia 15 de novembro, não foi de descanso para as alunas e servidoras responsáveis pelo Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Padeira, oferecido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana por meio do Programa Mulheres Mil. O grupo visitou o Recanto Italva da Comunidade Bethânia, que possui uma padaria onde são produzidos pães e biscoitos comercializados para auxiliar na manutenção das despesas locais. Além de conhecer o sítio, elas puderam observar o processo produtivo.

Segundo a coordenadora local do Programa Mulheres Mil, Simone Rosa, o objetivo da viagem foi proporcionar uma experiência prática e contextualizada. “Uma oportunidade de articular formação profissional, responsabilidade social e compreensão sobre projetos de reinserção social de adictos”, considerou. A assistente social do programa, Erdelina Lima, também acompanhou a visita.

A aluna Maria Jacinta Pinto Machareth afirma estar muito satisfeita com o curso, que tem ensinado mais do que panificação. Apesar de já ter chegado com alguns conhecimentos prévios, ela afirma que tem aprendido coisas novas. “Superou 100% das minhas expectativas. Entrei sabendo e hoje sei muito mais, com muito mais qualidade. Além disso, fiz amizades, conheci pessoas diferentes em suas essências e a convivência é muito boa”, avaliou, elogiando as colegas e professores. 

A visita trouxe para ela não só mais conhecimentos técnicos, mas experiências de vida. Ela destacou o fato de a Comunidade Bethânia não atuar como uma clínica, mas um espaço de recepção e cuidado. “Não tem nada fechado, nem muros. Eles estão livres para ir embora, mas os que decidem ficar são tratados. Pude ver o semblante das pessoas, que pareciam se sentir em casa mesmo. São filhos da casa”, elogiou, ressaltando também a necessidade de apoio à instituição, que acolhe gratuitamente os residentes e sobrevive de doações, além da comercialização das produções locais.

Bethânia - A comunidade acolhe pessoas de 18 a 59 anos que necessitam de proteção e apoio social devido ao quadro nocivo de uso e/ou dependência de substâncias psicoativas. Possui recantos em diferentes estados brasileiros, incluindo o Recanto Italva, localizado em Cimento-Paraíso. 

O IFF Bom Jesus possui um projeto de Extensão, coordenado pelo servidor Heliton Pinheiro, que realiza atividades em parceria com a instituição. Além de doações, são promovidas visitas e ações de capacitação com os acolhidos da comunidade.