CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Extensão

Alunas do Mulheres Mil participam de sessão de cinema

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 18/12/2024 09h51, última modificação 18/12/2024 09h51
A atividade marcou a conclusão do curso de Agricultora Agroflorestal. Para algumas, foi a primeira experiência no cinema.
Mulheres Mil participam de sessão de cinema

Atividade promoveu integração entre alunas e familiares.

As alunas do curso de Agricultora Agroflorestal, oferecido pelo Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana por meio do Programa Mulheres Mil, participaram de uma atividade diferente das tradicionais aulas teóricas e práticas. Foi no cinema de Bom Jesus do Itabapoana que elas encerraram o cronograma do curso, iniciado em agosto deste ano. 

Acompanhadas dos filhos, as alunas assistiram ao filme Moana 2, o que tornou o momento ainda mais especial. Para algumas, foi a primeira experiência em uma sala de cinema. Após a sessão, o grupo visitou a praça Governador Portela, que está iluminada e decorada para as festividades de natal. Segundo a equipe responsável pelo curso, foi um evento de inclusão social, possível graças a uma parceria com a direção do cinema da cidade.

A aluna Alexandra Valadão Ferreira lamentou o encerramento do curso, afirmando que o momento é feliz e triste ao mesmo tempo. “Feliz porque conheci pessoas incríveis e triste porque não vou vê-las tão cedo. O curso me ajudou muito a distrair minha mente. Foi uma válvula de escape”, conta. Para ela, as amizades e companhias proporcionadas pelas aulas ajudaram a superar momentos de solidão, tendo em vista que o esposo trabalha embarcado e passa 15 dias longe de casa. 

Maria da Conceição de Almeida Pires também elogiou o curso e agradeceu aos professores e demais membros da equipe pelo acolhimento. “Foi muito bom passar esses momentos de aprendizagem com vocês. Vai deixar saudades”, disse.

O coordenador local do Campus Bom Jesus do Programa Mulheres Mil, Antônio Alonso Cecon Novo, afirma que o acompanhamento das alunas ao longo do curso foi uma experiência repleta de desafios e recompensas. “É um trabalho de mediação entre o acesso à educação e a superação de obstáculos pessoais e sociais, que pode gerar um impacto duradouro não só nas alunas, mas também em suas famílias e comunidades”, ponderou. Ele destaca o potencial transformador do curso na vida das mulheres, que, muitas vezes, veem a educação como um ponto de virada fundamental para uma vida melhor.

Além das alunas, participaram do evento no cinema o professor Antônio Alonso, coordenador local do Programa Mulheres Mil; a assistente social Erdelina Maria de Lima e as professoras do curso Kelly Lamônica e Sandra Márcia Gonçalves.