CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Bom Jesus

Alunos produzem livros para o III Café Literario: Literaturas Hispánicas

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 21/08/2024 11h16, última modificação 22/08/2024 09h17
Livros cartoneros foram produzidos para a disciplina de Língua Espanhola a partir de pesquisas sobre a vida e obra de autores renomados.
III Café Literário: Literaturas Hispánicas

O encontro de leitores, bons livros, cultura, debates interessantes e um cafézinho para acompanhar é a garantia do compartilhamento de momentos agradáveis. No Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana é também uma forma de aprender. O III Café Literario: Literaturas Hispánicas reuniu os estudantes de Língua Espanhola para a culminância do trabalho realizado durante todo o bimestre sob orientação da professora Anna Carolina Boldrini. O evento aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de agosto, na sala Poetize-se, e contou até com apresentações autorais dos discentes, que aprenderam sobre o Movimento Cartonero na disciplina.

Trata-se de um movimento contemporâneo, artístico e estético originado na Argentina em 2003. É composto por editoras que utilizam papelão reciclado na encadernação dos livros, que são feitos artesanalmente. Incentivados por Anna Carolina, os estudantes produziram os próprios livros cartoneros, com conteúdo inspirado na vida e obras de autores renomados das literaturas espanhola e hispanoamericana.

A experiência foi tão positiva que encantou até familiares dos discentes. “Aqui em casa sempre gostamos de trabalhos feitos à mão. Minha irmã viu o livro e está fazendo um para ela também”, conta a estudante Lavínia Passalini Dutra, do terceiro ano do Curso Técnico em Agropecuária. Para ela, o café literário foi um momento que superou as expectativas. “Foi muito além do aprendizado de espanhol, porque pudemos ter contato com outras culturas e conhecer outros escritores. Achei muito interessante poder fazer um livro e ver o quanto os alunos se dedicaram para fazer todos aqueles livros”.

Para Juliana Torres da Silva Pereira, do terceiro ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, a experiência foi transformadora. “Aprendi que a literatura não precisa de grandes estruturas para ser impactante. O valor está na essência das histórias, na simplicidade dos materiais e no carinho com que cada exemplar é feito”, avaliou, enaltecendo o poder da criatividade coletiva e o potencial da arte de surgir “de maneiras inesperadas, oferecendo novas perspectivas e reforçando o valor da comunidade e da cultura acessível a todos”.

Além da aprendizagem do espanhol, a atividade objetivou estimular a leitura de textos que abordam temáticas sociais; possibilitar o desenvolvimento de habilidades artísticas por meio da elaboração dos livros cartoneros; desenvolver habilidades socioemocionais durante o processo de produção do trabalho e das apresentações; e aproximar os estudantes dos textos literários escritos em espanhol. “As literaturas nessa língua possuem uma rica tradição, com autores renomados que marcaram a história da literatura mundial, como Gabriel García Márquez,  Miguel de Cervantes,  dentre outros que deixaram uma vasta herança literária”, explica a professora.

A escolha das obras também considerou temáticas sociais que dialogam com a realidade dos estudantes, como o racismo e os direitos humanos. “Neste sentido, foram enriquecedoras as pesquisas biográficas que os estudantes realizaram sobre as escritoras Teresa Cárdenas, Victoria Santa Cruz,  Mary Grueso, Luz Argentina Chiriboga, Rigoberta Menchú, dentre outros”, acrescentou Anna Carolina.

A avaliação dos discentes foi positiva e os elogios à atividade incentivaram a professora a realizar novos encontros. "Fiquei satisfeita com as avaliações positivas dos estudantes e com as sugestões que deram para os próximos eventos. A participação efetiva dos alunos é incentivo para que busquemos formas de continuar proporcionando formação integral', disse. Participaram dos eventos os estudantes do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Informática e dos terceiros anos dos Cursos Técnicos Integrados em Agropecuária, Alimentos, Informática, Meio Ambiente e Química.