CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Campus Bom Jesus

Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos conquista nota máxima em avaliação do MEC

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 01/06/2023 12h26, última modificação 01/06/2023 14h09
Curso é o primeiro Bacharelado do Instituto Federal Fluminense a conquistar nota 5 na avaliação.
Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos conquista nota máxima em avaliação do MEC

A comunidade do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana encerrou o mês de maio comemorando mais uma grande conquista. Na última quarta-feira, dia 31, o Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) recebeu a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e agora integra a lista de graduações com nota 5 no país. O curso é o primeiro bacharelado do IFFluminense a obter esse resultado.

A avaliação teve por fim a renovação de reconhecimento do curso e aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de maio, de forma virtual in loco (saiba mais AQUI). A comissão avaliadora do MEC realizou reuniões com gestores, ouviu estudantes, técnicos administrativos em educação e professores do Campus Bom Jesus, e visitaram virtualmente as instalações da instituição. Além da estrutura física e equipagem dos setores, foram analisados documentos, produções docentes e discentes. “Nossa função era mostrar tudo o que já fazemos há anos no curso”, explica a coordenadora do CTA, professora Christyane Bisi. Foram meses de preparação e toda a comunidade acadêmica se engajou no processo. 

AvaliacaoBJI.jpg

Avaliadores e gestores do IFF se reuniram de forma on-line.

A coordenadora destaca o apoio e envolvimento dos servidores, colaboradores, estudantes e até de parceiros de outras instituições. Segundo ela, foi uma experiência que proporcionou integração e aprendizados para o curso e para o IFF. “A visita trouxe proximidade, o respeito pelo trabalho do outro, a empatia e cuidado com o próximo. Trabalhamos muito e com um objetivo em comum: a nota 5. A escola inteira entendeu a importância da avaliação e vibrou com o resultado. Isso foi muito gratificante! Fez valer a pena todas as horas dedicadas a esse momento", conta. O relatório gerado após a visita também indica aspectos a serem melhorados e, de acordo com Christyane, já estão sendo analisados para a implementação das adaptações solicitadas pelo Ministério.

A alegria pela conquista contagiou a todos. O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, parabenizou o Campus Bom Jesus, afirmando que o sucesso da unidade é também de todo o Instituto. “É com muita alegria que a gente recebe esse resultado, mas tínhamos a convicção do êxito do nosso curso e da elevação da nota, pela qualidade do trabalho que vem sendo realizado ao longo desse tempo em nosso Campus Bom Jesus”. O diretor-geral do IFF Bom Jesus agradeceu pelos esforços empregados no processo. "Estamos muito felizes e orgulhosos pelo trabalho realizado em prol do curso CTA. Agradeço a todos os envolvidos, gestores, coordenadora do curso, colegiado, Núcleo Docente Estruturante (NDE), discentes, servidores e colaboradores, que trabalharam incansavelmente para obtermos esse resultado", elogiou.

Para os discentes, o reconhecimento da qualidade do curso trouxe orgulho e confiança. "A importância da nota reafirma o quão capacitado é o nosso curso e campus e dá a sensação e orgulho de estar no lugar certo. Temos ótimos professores, laboratórios e setores alimentícios equipados, oportunidades de crescimento diante de bolsas ofertadas, professores preocupados com o bem-estar do aluno. A proximidade e abertura que temos para conversar com eles é incrível. Além disso, acredito que a nota 5 dará maior visibilidade ao curso e criarr mais oportunidades, seja em forma de emprego ou estudos posteriores", considera a graduanda Maiara Monteiro de Azevedo, do sétimo período. Ela participou do processo de avaliação e atua em várias iniciativas do curso, como a AlQualis Jr. e o Laboratório de Qualidade de Café, onde desenvolve ações como bolsista da Faperj.

A professora Ligia Portugal, que esteve à frente da coordenação do curso nos últimos três anos, ressaltou que a conquista reflete o empenho coletivo em oferecer ensino de qualidade e formar profissionais competentes e preparados. Para ela, esse é apenas um passo no caminho do aprimoramento constante. “Acredito firmemente em nosso potencial e capacidade de continuar avançando. Sei que cada um de nós é capaz de alcançar resultados ainda mais extraordinários. Devemos continuar buscando melhorias, inovando em nossas práticas educacionais e colaborando uns com os outros”, incentivou. Membro do NDE, ela conta que um novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) já está sendo preparado e se diz animada para contribuir nessa nova etapa, “ajudando a moldar nosso curso e garantir um futuro promissor para nossos alunos”, disse.

O diretor de Ensino, Rafael Gardoni, cita a importância do campus para o interior do estado do Rio de Janeiro, proporcionando formação de qualidade com toda a infraestrutura necessária para a boa formação profissional dos discentes. “Esse resultado é fruto de um contexto histórico que vem sendo construído desde 2008, com a criação dos Institutos Federais. Em 2010, com a criação do curso, o CTA despontou com uma abordagem de atendimento às demandas locais. Esta nota reforça o compromisso do campus em ofertar a educação como ferramenta de transformação do indivíduo”, analisou.

Cursos do IFF - Atualmente o Instituto Federal Fluminense possui 33 cursos de graduação ativos com oferta em seus campi. Além do CTA, outros cinco já possuem nota máxima na avaliação do MEC: Licenciatura em Letras (Português e Literaturas), Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Geografia, oferecidos pelo Campus Campos Centro; Tecnólogo em Gastronomia, ofertado pelo Campus Cabo Frio; e Licenciatura em Música, do Campus Campos Guarus.

Critérios - O Conceito de Curso é obtido a partir da análise de critérios relacionados a três dimensões do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. Cada uma delas considera diversos indicadores, como políticas institucionais, objetivos do curso, perfil do egresso, estrutura e conteúdos curriculares, NDE, titulação e experiência profissional do corpo docente, espaço de trabalho dos servidores, salas de aula, laboratórios, entre outros. Ao todo, são avaliados 58 indicadores nas três dimensões. "Foram 96 pastas organizadas no drive com os documentos solicitados pelos avaliadores. As pastas eram preenchidas com várias subpastas, que continham todas as comprovações demandadas", lembra Christyane Bisi, atual coordenadora do CTA., destacando o quão criteriosa é a análise.

As avaliações são conduzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que tem como finalidade a melhoria da qualidade da educação nos cursos de graduação e instituições de educação superior. Todos os cursos superiores ofertados no país devem passar pelos processos de autorização para iniciar as atividades; de reconhecimento do curso, que possibilita à instituição emitir diplomas para os graduados; e de renovação de reconhecimento, que acontece periodicamente e é necessária para a continuidade da oferta do curso.

O CTA - O Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus é oferecido na modalidade presencial, com ingresso anual, por meio de Concurso Vestibular ou Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As aulas acontecem no período noturno e o tempo de duração do curso é de 9 semestres, ou quatro anos e meio. Para ingressar, é preciso ter concluído o Ensino Médio. As áreas de atuação do profissional da área incluem de laboratórios a indústrias, cooperativas e abatedouros, sendo variadas as funções possíveis de serem desempenhadas pelo Cientista de Alimentos. Além da formação teórica e prática, o curso do IFF Bom Jesus oferece aos discentes oportunidades de participação em projetos de pesquisa e extensão; atuação na Empresa Júnior, a AlQualis Jr.; e de internacionalização, por meio de parceria com o Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal.

Mais informações sobre o Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFF Bom Jesus estão disponíveis na página do curso.