CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Estreia

Café do Agrícola participa de competição de barismo no Rio Coffee Nation

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 27/11/2024 11h20, última modificação 27/11/2024 12h11
A equipe passou por treinamento e uma aluna representou a cafeteria escola no evento.
Maiara de Azevedo na Rio Coffee Nation

Maira destaca oportunidades de aprendizados, networking e visibilidade proporcionados pelo evento.

O Café do Agrícola, cafeteria escola do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana, está expandindo sua atuação e chegou ao Rio de Janeiro. A aluna Maiara Monteiro de Azevedo, presidente da AlQualis Jr., empresa júnior do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA), representou a equipe em uma das principais competições de barismo do país, o Rio Coffee Nation. A Cafeteria Escola conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para ações de capacitação, participação em eventos e outros.

Foi a primeira participação de Maiara em um campeonato e a experiência foi marcante não apenas para ela, mas também para o Campus Bom Jesus, que, pela primeira vez, aprovou um edital de apoio a equipes de competição na área de café. O professor Daniel Coelho, coordenador do Laboratório de Café do IFF Bom Jesus, destaca a relevância da conquista: “Outros editais apoiam equipes de robótica, barco solar, e a gente apoiou o edital de uma equipe de café. Isso foi muito representativo”. 

O preparo para o evento foi intenso, com um curso de capacitação e inúmeras práticas para obter a melhor bebida possível. A barista e pesquisadora na área de café Emanuelle Aparecida da Costa, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), ministrou os treinamentos para toda a equipe do Café do Agrícola e auxiliou Maiara na escolha das bebidas que seriam preparadas na competição. Cada participante deveria preparar um expresso, um capuccino e um drink, sendo três exemplares de cada, em oito minutos. Para praticar as técnicas, a estudante passou boas horas na estrada a caminho da cafeteria Pão Secreto, de Mateus Castanho, onde teve acesso a equipamentos semelhantes ao do campeonato para reproduzir as bebidas. 

O evento surpreendeu Maiara, que esperava um ambiente muito competitivo e, ao contrário, encontrou adversários acolhedores e generosos. “O clima era de amizade e companheirismo. Todos se ajudavam, emprestando material, auxiliando no uso das máquinas, experimentando as bebidas uns dos outros. Eu me senti muito bem em fazer parte daquilo. Foi incrível e com certeza vou participar de mais competições, porque foi muito bom estar naquele ambiente”, conta. Apesar de não ter conquistado seu primeiro prêmio, Maiara deixou a competição com ganhos que superaram as expectativas. As amizades com outros baristas e produtores, as trocas de experiências e informações, os novos aprendizados e superações, segundo ela, “não têm preço”. 

A estudante destaca a relevância do Instituto Federal para sua formação e oferecimento de oportunidades como esta. “O IFF me proporcionou a experiência na Empresa Júnior, contato com pequenos produtores, a atuação no Laboratório de Café, onde são oferecidos cursos, treinamentos e muitos aprendizados - desde a classificação física à rotulagem de café. Isso é engrandecedor. Além disso, possibilitou que participássemos de eventos grandes, como o Rio Coffee Nation, o São Paulo Coffee Festival e a Semana Internacional do Café, por exemplo”, aspectos que proporcionam crescimento, networking e oportunidades de reconhecimento, afirma Maiara.

O Laboratório de Café está localizado no Módulo II do Campus Bom Jesus. As atividades podem ser acompanhadas pelo Instagram.