CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Cafeteria Escola é inaugurada no Campus Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 14/06/2022 08h37, última modificação 17/06/2022 08h33
Cafés especiais e experiências de degustação são alguns dos serviços que serão oferecidos no local.
Cafeteria Escola é inaugurada no Campus Bom Jesus

Equipe é composta por alunos e servidores do IFF Bom Jesus.

Os apaixonados por café ganharam mais um motivo para frequentar o Campus Bom Jesus: a Cafeteria Escola foi inaugurada! O evento aconteceu na última sexta-feira, dia 10, e contou com expressiva participação da comunidade. Funcionando ao lado do Posto de Vendas, o local terá atendimento em dias e horários variados, conforme agenda divulgada semanalmente pela AlQualis Jr. e pelo projeto Café IFFluminense. Cafés especiais, bolos e experiências de degustação serão alguns dos serviços oferecidos.

A inauguração teve início às 15h e o professor Daniel Coelho, coordenador do Laboratório de Café e do projeto Café IFFluminense, deu as boas-vindas, explicando a proposta da cafeteria, que é ofertar cafés especiais à comunidade a preços justos, tanto para o produtor rural quanto para o consumidor. Os cafés servidos no local serão de produtores parceiros. “Se o cliente se interessar por algum, também poderá comprar um pacotinho e levar para a casa. Dessa forma, também auxiliaremos a venda dos cafés especiais dos produtores da região”, explica Daniel.

Durante o evento de abertura foram servidos cafés especiais e cafés comercializados em mercado, para que o público pudesse comparar e observar a diferença entre eles. O menu do dia também oferecia café expresso, capuccino clássico, bebidas geladas, mocha e machiato, todos preparados por bolsistas e voluntários do projeto. O favorito do dia foi o capuccino – teve até fila!

A supervisora da Emater-Rio Luísa Junger marcou presença na inauguração e descreve a iniciativa como uma grande oportunidade para alunos, produtores e comunidade. “As pessoas poderão ter contato com o café especial, que muitas vezes tem um custo elevado e por isso se torna inacessível, além de proporcionar aprendizado para estudantes, servidores e comunidade”, avaliou. Ela acompanha de perto o trabalho de cafeicultores da região e destaca a importância de um espaço para a oferta dos produtos obtidos por eles. “Uma das maiores dificuldades dos produtores hoje é a comercialização do café especial, então ali também é uma oportunidade de apresentar esses produtos de qualidade à população”, afirma.

As expectativas de toda a equipe para a Cafeteria Escola são as melhores e, segundo o professor Daniel Coelho, toda a comunidade será beneficiada. Entre os objetivos estão a melhoria de renda dos produtores rurais, a consolidação do espaço como referência no serviço e preparo de bebidas à base de café e oferta de formação profissional de baristas e atendimento ao consumidor. “O aluno participante, além de conseguir seu grau técnico ou superior, ainda poderá desenvolver habilidades em preparo de bebidas e serviço, torra de cafés, degustador e classificador de cafés, o que pode abrir oportunidades em outros segmentos diferentes daquele do curso”,  explica.

A Cafeteria Escola é fruto do projeto Café IFFluminense, criado com o intuito de atender e auxiliar os produtores de café da região noroeste fluminense, desde a lavoura até a xícara. Conta com fomento da Faperj, apoio do Incaper, e já atende produtores de Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai, Calheiros, Arraial Novo, Rosal e alcança também alguns produtores do Espírito Santo, de municípios como Apiacá, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Pontões e Mimoso do Sul.

Prévia – Na última quarta-feira, dia 08 de junho, a equipe da Cafeteria Escola realizou uma ação durante a I Semana de Produtos Orgânicos do IFF Bom Jesus, convidando os participantes para o evento de inauguração. Na ocasião, foram servidas bebidas produzidas com café orgânico e distribuídos vouchers aos clientes que adquiriram produtos na feira, iniciativa que foi elogiada pela professora Juliana Vidigal. “Acho muito importante esse tipo de projeto, realizado com o protagonismo dos estudantes, que estão à frente dos processos de organização, planejamento e execução. É muito legal ver o movimento e a visibilidade que tem dado ao campus, além da capacitação oferecida aos alunos e produtores”, analisou, recomendando os produtos. “Estão todos lindos e deliciosos”, disse.

Acompanhe a agenda da Cafeteria Escola pelos perfis da AlQualis Jr. e do projeto Café IFFluminense no Instagram.