CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Agropecuária

Campus Bom Jesus inaugura criação de galinhas poedeiras em sistema livre de gaiolas

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 01/12/2022 12h07, última modificação 01/12/2022 12h46
Sistema proporciona melhorias ao bem-estar das aves e oferece aos estudantes formação compatível com as demandas do mercado.
Campus Bom Jesus inaugura criação de galinhas poedeiras em sistema livre de gaiolas

Sistema prevê concentração de até sete animais por metro quadrado.

Pesquisas apontam que, atualmente, natureza, sustentabilidade e bem-estar animal estão entre as principais preocupações de consumidores em todo o mundo. A conscientização acerca das condições de criação dos animais tem gerado demandas no mercado e a necessidade de adequação de empresas do setor para oferecer produtos que sejam mais atrativos aos clientes, muitos dos quais estão dispostos até a pagar um pouco mais por produtos de instituições comprometidas com esses valores.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, visando fornecer aos alunos do Curso Técnico em Agropecuária uma formação compatível com a realidade brasileira e prepará-los para a futura atuação na produção animal do país, inaugurou recentemente a criação de galinhas poedeiras em sistema livre de gaiolas (cage free). Nesse sistema, as aves são criadas em uma área que possibilita a manifestação de comportamentos naturais, como ciscar, correr, bater asas, tomar banho de areia, e o acesso a poleiros e ninhos. Futuramente, elas também frequentarão os piquetes, onde poderão complementar a dieta com alimentos verdes, insetos e outros.

Laboratório de Avicultura cage free.jpg

Piquetes são localizados ao lado do galpão.

O professor Will Pereira, responsável pelo Laboratório de Avicultura do Campus Bom Jesus, explica que no Brasil predomina a criação de galinhas poedeiras em gaiolas devido a uma série de vantagens econômicas que esse sistema de produção proporciona, incluindo a obtenção de um produto de qualidade mais barato e acessível ao consumidor. “No entanto, a criação de aves livres de gaiolas vem crescendo, impulsionada pelo crescimento de um nicho de mercado que se preocupa com o bem-estar dos animais”, afirma.

Segundo ele, o impacto das novas estruturas na formação dos estudantes será positivo, permitindo uma prática alinhada às mudanças dos mercados de trabalho e consumidor. “Essa unidade contribuirá ainda mais para a formação técnica dos nossos alunos, que terão a oportunidade de aprender mais sobre esse sistema de produção, que atende de melhor forma aos princípios de bem-estar animal, além de vivenciar as práticas necessárias para se obter, de forma eficiente, um produto diferenciado e de qualidade”, analisa.

O Laboratório de Avicultura do IFF Bom Jesus possui atualmente 500 animais criados em gaiolas e 500 no sistema cage free, oportunizando aos discentes o estudo teórico e prático de ambos os métodos. A criação da nova unidade foi uma realização do coordenador do laboratório, professor Will Pereira, em parceria com a Diretoria de Planejamento da instituição. Atualmente, os ovos atendem à demanda do restaurante estudantil e, futuramente, serão comercializados no Posto de Vendas do campus.

Laboratório de Avicultura também possui aves de postura criadas em gaiolas e criação de codornas para uso pedagógico.