CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Conquista

Campus Bom Jesus inaugura Restaurante Estudantil

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 03/04/2024 09h40, última modificação 03/04/2024 10h44
O espaço possui capacidade para atender até 128 estudantes simultaneamente.
Campus Bom Jesus inaugura Restaurante Estudantil

O Campus Bom Jesus é referência em alimentação universalizada e gratuita no IFFluminense.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana passa por um delicado momento de recuperação, mas, em meio a tantas perdas, a comunidade acadêmica pôde celebrar uma importante conquista na manhã desta terça-feira, dia 02 de abril. O Restaurante Estudantil foi inaugurado na unidade e, em breve, poderá atender às centenas de alunos que diariamente se alimentam na instituição.

Com capacidade para receber até 128 estudantes simultaneamente, o restaurante conta com uma área total construída de 391m². Foram investidos R$ 1.762.879,08 para a conclusão das obras e a previsão é que sejam ofertados gratuitamente 170 cafés da manhã, 700 lanches da manhã, 800 almoços, 250 lanches da tarde e 250 jantares por dia, atendendo alunos de todos os cursos da instituição.

O diretor-geral do IFF Bom Jesus, Leandro Pereira Costa, externou sua gratidão pela conquista e pela presença de todos que prestigiaram o evento. Falou também sobre a necessidade da nova estrutura, tendo em vista que o antigo refeitório foi muito afetado pelas enchentes. “É um momento de alegria. Para mim, é muito simbólico como um recomeço do nosso Campus Bom Jesus, depois dessa tragédia que assolou não só a nossa instituição, mas também a cidade de Bom Jesus e região. É um momento de agradecimento, então, muito obrigado! Que esse restaurante traga muitas coisas boas para nossa instituição, principalmente para o nosso campus”, desejou.

O sonho de utilização das novas instalações vem acompanhado de outros planos para beneficiar a comunidade acadêmica. Segundo a nutricionista do campus, Tatiana Seixas, as expectativas são de ampliar as ações para além do fornecimento de refeições, por meio de iniciativas como a capacitação de fornecedores locais e agricultores familiares, a sustentabilidade de compras e do serviço e a adequação do número de servidores efetivos e terceirizados que atuam no setor.

Outro desafio da instituição é a alimentação inclusiva, que garanta segurança alimentar e nutricional aos discentes que possuem necessidades especiais de alimentação. “Nosso novo projeto e desafio é ter uma unidade de produção de refeições adequadas para alérgicos, intolerantes, sensíveis ou seletivos”, afirmou Tatiana. Ela deixou também um convite especial para os presentes. “Quando tudo estiver funcionando e nossos alunos estiverem conosco, vamos celebrar novamente esta conquista do jeito que o 'Agrícola' gosta e sabe fazer: com uma deliciosa feijoada, com os ingredientes que plantamos, criamos, produzimos, e processamos”.

O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães Azevedo, prestigiou o evento e citou também o aniversário da escola, que completa 54 anos no dia 09 de abril. “Talvez esse seja um presente, símbolo de esperança. Nosso dever de casa é garantir uma escola de verdade, que permita todas as dimensões para desenvolver os talentos. Precisa de laboratórios, salas de aula, mas também de restaurante, auditório, biblioteca, quadra. Diante de tudo que vivemos, essa entrega é sinal de esperança”, considerou. Jefferson destacou, ainda, a importância de oferecer uma educação que prepare a juventude para o futuro. “Esses jovens estão sob a responsabilidade de vocês. É preciso investir muito nessa juventude, dizer que acreditamos nela e que o Brasil, o mundo, será melhor por causa dela. Nós vamos ajudar a construir esse mundo diferente”, incentivou.

A cerimônia contou com a presença de servidores do Campus Bom Jesus e de outras unidades do IFFluminense, além de gestores da instituição, incluindo o futuro reitor, Victor Saraiva. O vereador Cleber Reis do Nascimento e o ex-deputado federal Felício Laterça, que destinou recursos para a construção do restaurante, também prestigiaram a inauguração.

Após a solenidade, os presentes foram convidados a conhecer os espaços do restaurante e participaram de uma recepção preparada pela equipe do IFF Bom Jesus.