CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Evento

Cerimônia de abertura da VIII Mostra do Conhecimento celebra 50 anos de fundação do Campus Bom Jesus

por Erika Vieira/Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 02/12/2020 23h35, última modificação 03/12/2020 10h41
Programação vai até sábado, dia 04, com oficinas, palestras, mesas redondas e mais. Os interessados podem se inscrever pelo site do evento.
Abertura Mostra do Conhecimento

Evento acontecerá integralmente de forma remota.

A VIII Mostra do Conhecimento do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana começou! Adaptado às circunstâncias de distanciamento social, o evento teve início na tarde dessa quarta-feira, dia 02 de dezembro, com uma cerimônia de abertura transmitida pelo IFFtube. O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, e o diretor-geral do IFF Bom Jesus, Leandro Pereira Costa, participaram da solenidade, que também marcou a comemoração dos 50 anos de fundação do campus. As inscrições para o evento foram reabertas e os interessados podem se inscrever pelo site da Mostra.

“Resiliência e Ressignificação” é o tema proposto para esta edição do evento, que tradicionalmente acontece anualmente de forma presencial no IFF Bom Jesus. Em seu discurso de abertura, Leandro Pereira destacou a relevância da temática para o momento. “Estamos nos redescobrindo a cada dia. Tenho certeza de que, mesmo diante de tantos obstáculos, estamos descobrindo os meios para continuar nossa busca por uma educação de qualidade, que seja pautada nos conhecimentos técnico-científicos, na formação cidadã, na solidariedade”, afirmou.

O reitor Jefferson Manhães também elogiou a escolha do tema, ressaltando a necessidade de superar obstáculos por meio da adaptabilidade e da mudança. “Uma comunidade educativa que não é capaz de se modificar a partir dos desafios presentes, olhando para o futuro, não é uma comunidade que será pertinente à vida das pessoas. Ela não fará uma educação pertinente, não vai gerar um conhecimento pertinente à vida das pessoas e da sociedade”, ponderou. Jefferson também parabenizou a comunidade acadêmica pelos 50 anos de existência do Campus Bom Jesus. “Continuem comprometidos com o futuro e querendo fazer a diferença na vida da nossa juventude e dos trabalhadores, que tanto precisam de uma escola entusiasmada, uma escola transformadora de vidas”, concluiu.

I Feira de Oportunidades – A I Feira de Oportunidades, novidade da Mostra deste ano, também foi destaque da cerimônia realizada nessa quarta-feira. Com o objetivo de estreitar relações entre a escola, empresas e comunidade, foi criado um espaço virtual com um informativo sobre cada empresa/instituição participante, contendo endereços eletrônicos, a partir dos quais o visitante poderá navegar pelos menus e conhecer as áreas de atuação, os negócios de cada uma delas, além de ser direcionado para o setor de Recursos Humanos, quando houver interesse em enviar seu currículo.

Leandro Costa ressaltou a presença de empresas cujos proprietários são alunos egressos do Campus Bom Jesus. “É muito legal ver nossos alunos voltando ao nosso campus dessa forma”, orgulhou-se o diretor. Referindo-se à feira, o reitor Jefferson Manhães demonstrou alegria pela iniciativa e parabenizou a instituição pela aproximação com o setor produtivo da sociedade. “Fico muito feliz em ver um campus preocupado em manter acesa a chama da motivação, do entusiasmo. Como é bom para o estudante saber que essa escola não só está preocupada em prepará-lo para o mundo do trabalho, mas também em facilitar o acesso ao mundo do trabalho. Isso se chama oportunizar. Esse é o papel da educação”, ponderou. A I Feira de Oportunidades já conta com 21 empresas participantes. Todas estão disponíveis no site do evento.

50 anos – Gratidão foi uma das palavras mais citadas durante a cerimônia. São muitos motivos para agradecer, colecionados ao longo dos 50 anos de existência do atual Campus Bom Jesus do Itabapoana. Alguns relatos dessas cinco décadas foram compartilhados pelos gestores que estiveram à frente da instituição. Os depoimentos foram reunidos em um vídeo criado pelo Centro de Memória do campus, em parceria com o projeto Cineclube Debates. Confira:

E como toda festa não pode terminar sem música, os projetos Sarau do IFF e Quartas Musicais, coordenados pela professora Karina Neves, abrilhantaram a programação com “A tal canção pra lua”. A cerimônia foi encerrada com sorteios entre os participantes e, na sequência, o professor Plínio Ferreira Guimarães ministrou a palestra “Pensar a ciência na atualidade: os desafios diante dos negacionismos”.

Confira a cerimônia completa: