CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Audiovisual

Cineclube Debates promove duas exibições nesta quarta-feira, dia 06 de junho

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 04/06/2018 11h30, última modificação 04/06/2018 11h42
Dois documentários serão exibidos e debatidos, em duas sessões diferentes. Eventos são gratuitos e abertos ao público.
Exibições do dia 06 de junho

Os dois eventos são gratuitos e abertos ao público.

O Cineclube Debates realizará, nesta quarta-feira, dia 06 de junho, duas sessões de discussão. A primeira, com início às 15h, começará com a exibição do “O veneno está na mesa”, com temática voltada para alimentação, educação e saúde. A segunda sessão terá três documentários e promete voltar os olhares dos participantes para os conflitos pelo uso da água, trazendo a discussão para a comunidade local ao desenvolver um estudo de caso na bacia do Rio Itabapoana. Essa exibição será às 18h30min e ambas acontecerão no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel, no IFF Campus Bom Jesus.

O veneno está na mesa” é um documentário de Silvio Tendler e traz relatos de especialistas e agricultores sobre o modelo de produção de alimentos. A motivação do cineasta para a gravação foi a informação de que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos, chegando a 5,2 litros por ano por habitante. Os professores do Campus Bom Jesus Janaína Ribeiro, engenheira agrônoma pela UENF; Sheila Abrahão, doutora em Ciência dos Alimentos pela UFLA; e Ernany Costa, doutor em Produção Vegetal pela UENF; conduzirão o debate após a exibição, que tem parceria do projeto do professor Eduardo Moreira, Cestas Solidárias. A utilização de agrotóxicos, os problemas advindos desse método e suas implicações na economia, política e cultura são alguns dos temas a serem discutidos.

Às 18h30min, o gestor ambiental e mestre em engenharia ambiental pelo IFF Ednilson Gomes de Souza Junior conduzirá um estudo de caso acerca da bacia do Rio Itabapoana, discutindo a questão dos conflitos pelo uso da água. O debatedor convidado compartilhará sua pesquisa “Conflitos Socioambientais na Bacia do Itabapoana: um Estudo de Caso da PCH Pedra do Garrafão”. “Dentre os pontos de reflexão estão a participação da população durante o processo de licenciamento ambiental das usinas hidrelétricas instaladas no rio Itabapoana, identificando nesse neste contexto questões como a falta de participação da sociedade, principalmente das comunidades atingidas, o papel dos órgãos públicos (IBAMA) durante o licenciamento e tantas outras”, antecipa o coordenador do Cineclube Debates, Rafael Tardin.

Três documentários serão exibidos no segundo encontro: “Guapiaçu: um Rio (de Janeiro) Ameaçado”, que aborda irregularidades envolvendo o projeto da barragem prevista para o município de Cachoeiras de Macacu; “A Sede do Capital”, que relata os enfrentamentos das populações ancestrais de ribeirinhos, quilombolas, povos indígenas, comunidades tradicionais de “Fechos de Pasto” para defender seu território, a água, o cerrado, a vida e sua própria existência; e por fim, o documentário “O Complexo”, curta-metragem que relata o impacto da construção de quatro usinas hidrelétricas e algumas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) sobre a bacia do Rio Teles Pires e sobre as vidas de pescadores, indígenas e assentados que vivem no entorno das obras.

Os dois eventos são gratuitos e abertos ao público. Fazem parte de uma série de atividades realizadas no campus em celebração pelo Dia do Meio Ambiente, comemorado mundialmente nesta terça-feira, dia 05 de junho. Não é necessário inscrição prévia.