CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Conquista

Colação de grau emociona formandos, familiares e amigos no Campus Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 06/02/2024 10h12, última modificação 06/02/2024 10h18
A cerimônia aconteceu na última sexta-feira, dia 02 de fevereiro, na quadra da instituição.
Formandos Ano Letivo 2023

Campus recebeu mais de mil pessoas para a celebração.

Uma noite emocionante, como já era de se esperar, marcou a conclusão de curso de centenas de estudantes do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana na última sexta-feira, dia 02 de fevereiro. Os novos técnicos em Agropecuária, Alimentos, Informática, Meio Ambiente e Química foram prestigiados por familiares, amigos e servidores da casa em uma cerimônia que contou com memoráveis discursos, homenagens, surpresas e muita alegria pela conquista.

A quadra poliesportiva do IFF Bom Jesus foi o palco da celebração. Trajados com belas becas e faixas coloridas, os discentes desfilaram pelo tapete vermelho sob olhares atentos e aplausos de pessoas queridas. O diretor-geral do campus, Leandro Pereira Costa, declarou aberta a sessão solene de colação de grau e, após prestarem o juramento protocolar e receberem a outorga de grau, os formandos ouviram os aguardados discursos dos oradores da noite. Lembranças de momentos de união, discussões, desafios, frio na barriga, eventos, aulas práticas, viagens, conquistas e premiações foram citadas, arrancando gargalhadas e lágrimas dos presentes.

Onze discursos foram proferidos e, em comum, todos destacaram dois fortes sentimentos compartilhados na cerimônia: a saudade e a certeza de que valeu a pena. A professora Ana Muniz, escolhida paraninfa dos formandos do Curso Técnico em Química, representou todos os paraninfos e paraninfas da noite em seu discurso aos novos profissionais. Relembrando a trajetória realizada desde as aulas on-line, durante a pandemia, ela destacou o mérito de tudo o que foi construído pelos estudantes nos anos de IFF. Conhecimento, relações, maturidade, habilidades, mas também a capacidade de ensinar, e, inclinando-se em reverência, saudou os discentes. “Vocês também foram meus mestres”, afirmou.

A professora Thaís Almeida discursou em nome de todos os patronos e patronesses escolhidos pelas turmas. Parabenizando pela persistência, apesar dos tempos difíceis enfrentados, ela aconselhou: “precisamos de uma dose de insistência e coragem. Sejam pessoas de bem, corretas, íntegras, honestas, colaborativas. E continuem sendo aprendizes”, concluiu.

Os formandos receberam os sonhados canudos das mãos de professores homenageados, escolhidos por eles. Acompanhados de pessoas especiais, como pais, responsáveis e amigos, eles novamente passaram pelo tapete vermelho e viveram a emoção de, enfim, receberem o título de técnicos. Gustavo Santos Silva é um dos orgulhosos pais que não economizaram sorrisos durante a cerimônia, nem elogios ao agora técnico em Informática Gustavo Gabriel Santos Silva, que também foi escolhido orador de sua turma. “O sentimento é o de um sonho realizado. Deus tem provido tudo o que o nosso coração pede, então só tenho a agradecer pelo IFF. O campus é ótimo. Aqui ele encontrou pessoas diversas e pôde colocar em prática tudo o que ensinamos a ele. Somos gratos”, disse.

Houve também família vivendo os dois extremos da trajetória no IFF. Érika Bernardes França Alves é mãe da formanda Helena Bernardes e da recém-aprovada Sophia Bernardes, ambas do Curso Técnico Integrado em Química. Orgulhosa pelas conquistas das filhas, ela conta que se emocionou em vários momentos da formatura, como “nos depoimentos de cada um, em cada fala dos professores, na minha filha e no sorriso dela, porque não formou só a Helena. Forma junto toda a família, porque a gente acompanha e sofre todo o processo”, considera. Ela conta que sua primogênita sempre quis estudar no IFF e venceu muitos desafios na instituição, incluindo dificuldades nas disciplinas do curso técnico, que Helena transformou em paixão e elegeu como profissão: será engenheira química. A dedicação inspirou Sophia, que em breve assistirá sua primeira aula do curso técnico concluído pela irmã. “Sempre falei com ela que é um curso bem puxado e nem imaginava que ela iria querer fazer química depois de ver a irmã quebrando a cabeça dentro de casa”, brinca Helena.

O sentimento de continuidade ameniza um pouco a saudade que será deixada dos anos na instituição. “È ruim o sentimento de ter que se despedir de todas as amizades que foram criadas com muito esforço ao longo desses anos, mas o sentimento de dever cumprido sempre é reconfortante. Ter a sensação de que você se dedicou durante todo o processo e se formou sem muita ‘peleja’ no terceiro ano, sabendo que aqueles professores que te deram tanto apoio também vão apoiar outros alunos, deixa o coração quentinho”, considera Helena.

A cerimônia foi encerrada pelo diretor-geral, Leandro Pereira Costa, que incentivou os recém-formados a explorarem o potencial ilimitado que possuem. "Olhando para o futuro, quero lembrar a todos que a vida é cheia de possibilidades. Esperamos, sinceramente, que consigam fazer as melhores escolhas, deixando que os sonhos e aprendizados os guiem. Sejam protagonistas nas suas decisões, que possam desempenhar o papel do verdadeiro cidadão, crítico e capaz de atuar positivamente na sociedade", desejou.

O IFF Bom Jesus celebrará ainda a colação de grau do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos, que acontece no dia 22 de fevereiro, às 18h30min, no Auditório Professora Amanda Celeste Pimentel.