CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Conectados

Comunidade acadêmica do Campus Bom Jesus ganha acesso à internet pela rede wIFF

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 19/02/2019 12h28, última modificação 19/02/2019 13h43
Alunos e servidores farão uso do serviço por meio do Sistema de Identificação Unificada (idIFF).
Conexão à internet

Acesso pode ser feito a partir de dispositivos móveis ou desktop.

Uniformizar o acesso à internet por parte de alunos e servidores do Instituto Federal Fluminense foi o que motivou a Diretoria de Gestão da Informação (DGTI) a implantar as redes wIFF, para servidores, e wIFF_academica, para estudantes, nos campi do IFFluminense. A novidade chegou ao Campus Bom Jesus neste ano e já está disponível por meio do idIFF, que permite acesso a todos os sistemas integrados da instituição com uma única senha.

A nova infraestrutura conta com 11 roteadores, distribuídos por nove pontos estratégicos do campus, incluindo auditório, prédios de ensino, bloco das coordenações, sala dos professores e módulo dois, com laboratório e alojamento masculino. O alojamento feminino também receberá um ponto de acesso até o final de março. “A finalidade da liberação deste recurso aos discentes está justamente em acompanhar nossa realidade: estamos em um mundo digital. Metade da população mundial já está online”, explica a técnica de tecnologia da informação do Campus Bom Jesus Blenda Defante.

Segundo o diretor-geral Carlos Freitas, a presença da tecnologia é fundamental para o processo de aprendizagem. “Essa estrutura trará mais aprimoramento e acessibilidade à experiência do aluno dentro e fora de sala de aula, possibilitando o uso de novos recursos por parte dos estudantes e professores”, analisa. O projeto prevê, para os próximos anos, a expansão da rede para as demais áreas do campus, incluindo a utilização nos setores do campo, como laboratórios animais, estufas e demais estruturas de ensino técnico. “Estamos avançando na questão da tecnologia. Esperamos em breve iniciarmos a pós-graduação lato sensu em agricultura de precisão, que contará com equipamentos de irrigação e medição, por exemplo, cujo acesso será feito via Wi-Fi”, antecipa o diretor.

Como acessar? - Servidores devem informar o CPF e senha do SUAP pela rede wIFF para se conectarem. Estudantes utilizarão a conexão wIFF_academica, também com CPF e senha criada pelo idIFF, que deve ser solicitada por meio do site https://id.iff.edu.br. A senha será enviada para o e-mail cadastrado no Q-Acadêmico do discente, razão pela qual o endereço eletrônico deve estar atualizado no sistema. Essa atualização pode ser feita no Registro Acadêmico do campus.

O portal da Tecnologia da Informação e Comunicação traz um tutorial explicando o processo de criação do idIFF AQUI. Após a criação do idIFF, o usuário deverá se conectar à rede wIFF_academica mais próxima e inserir os dados, conforme orientação da Coordenação de Tecnologia da Informação do campus:

• Método EAP: PEAP

• Autenticação da Fase 2: MSCHAPV2

• Certificado CA: Não especificado

• Identidade: CPF do usuário, sem pontos e traços (ex.: 12345678900)

• Senha: sua idIFF

O servidor ou discente que não conseguir estabelecer a conexão poderá procurar auxílio na Coordenação de Tecnologia da Informação, na sala 12 do antigo prédio de ensino.