CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Extensão

Curso de Beneficiamento e Produção de Mel surpreende estudantes de Medicina Veterinária

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 21/09/2024 15h39, última modificação 21/09/2024 15h56
Ministrada por graduandas e professores do IFF Bom Jesus, a capacitação foi oferecida a 50 discentes da Universidade Estácio de Sá.
Curso de Beneficiamento e Produção de Mel - Estácio de Sá

Estudantes realizaram todo o processo de extração do mel, incluindo a desoperculação dos quadros, centrifugação, filtragem do mel, decantação e envase.

O importante trabalho das abelhas foi o tema estudado pelos alunos de Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá de Campos dos Goytacazes na última terça-feira, 17 de setembro. Ministrado por estudantes e professores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana, o Curso de Beneficiamento e Produção de Mel abordou a relevância das abelhas para o ecossistema, o processo de extração e tratamento de produtos apícolas, como mel e própolis, e seus possíveis usos na área.

As aulas foram ministradas pelas bolsistas Antonia Felipe dos Santos Mendes e Hanna Leiroz Menezes, alunas do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e pelos professores Geraldo Pereira Junior, coordenador do Laboratório de Apicultura, e Adaelson Firmino, todos do Campus Bom Jesus.

Os participantes tiveram aulas teóricas e práticas, como parte da disciplina Tecnologia da Produção de Origem Animal, ministrada pela professora Paula Barbosa na Universidade Estácio de Sá. Para ela, o curso proporcionou crescimento aos discentes, além do desenvolvimento técnico obtido durante a capacitação. “Os graduandos de Medicina Veterinária puderam interagir com alunos de Ciência e Tecnologia de Alimentos, vislumbrando oportunidades de crescimento profissional, aumentando sua rede de comunicação e novas possibilidades de inserção no mercado de trabalho”, considerou.

O conteúdo surpreendeu alguns dos alunos, como Jéssyca Guedes da Silva, que desconhecia a proporção da relevância da apicultura para a medicina veterinária, assim como seu impacto no setor de alimentos e no meio ambiente. Ela destaca os aprendizados sobre os benefícios para a saúde, as práticas adotadas no campo, os procedimentos relacionados às condições ambientais, equipamentos, instalações, entre outros. “Compreendemos, por se tratar de um produto de origem animal, o papel desempenhado pelo Médico Veterinário, seja na segurança da saúde pública, seja na inspeção desse produto a fim de combater adulterações, sendo o profissional apto a reconhecer e identificar os problemas e riscos na cadeia de sua produção” afirmou.

A experiência foi marcante também para a aluna Maria Nathalia de Freitas Pries, que afirmou ter seus horizontes ampliados a partir do curso. “Destaco os benefícios do mel e da própolis, podendo ser aplicados na Medicina Veterinária com fins terapêuticos. Além disso, expandiu nossos horizontes para outro ramo possível de atuação do médico veterinário”, disse.

Para quem ensinou, a oportunidade de compartilhar conhecimentos também foi enriquecedora. “Sempre me sinto maravilhada pelas experiências proporcionadas pelo projeto, que contribuem para o meu aprendizado e formação. Durante as apresentações e as práticas os alunos se mostraram curiosos e interessados, gerando um ambiente tranquilo onde todos puderam aprender e tirar suas dúvidas”, lembra a graduanda Antonia Felipe dos Santos Mendes, do CTA.

O engajamento dos participantes também foi elogiado pelo professor Adaelson Firmino, que conversou com a turma sobre segurança alimentar e a excelência do produto. “Os alunos trouxeram contribuições valiosas e demonstraram grande interesse pelo tema. Os elogios que recebemos ao final do curso reforçam a importância de iniciativas como essa, que aproximam diferentes áreas do conhecimento em prol do desenvolvimento acadêmico e profissional".

Atividades de extensão proporcionam, ainda, a possibilidade de expandir os espaços de atuação do IFF Bom Jesus, levando conhecimento para ambientes externos à instituição, como ressalta a discente Hanna Leiroz Menezes, que também ministrou parte do curso. “Foi uma oportunidade muito boa para retornar o investimento que a sociedade faz na educação pública, no caso, por meio da utilização da extensão como forma de divulgar o conhecimento científico desenvolvido e trabalhado no setor de apicultura aqui do campus”.

O professor Geraldo Pereira, coordenador do Laboratório de Apicultura, elogiou o desempenho das bolsistas e afirmou que o curso evidenciou o caráter multidisciplinar e abrangente da atividade apícola, apresentando inúmeras possibilidades para atuação profissional, nas diferentes áreas do conhecimento. “Foi um momento muito importante para todos os participantes, pela possibilidade de troca de experiências e informações técnicas”, avaliou.