CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Oportunidades

Curso Técnico em Agropecuária firma convênios que beneficiarão estudantes e comunidade

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 02/04/2024 11h42, última modificação 02/04/2024 21h22
Diversas ações estão previstas com instituições do setor e órgãos públicos.
Curso Técnico em Agropecuária firma parcerias

Reuniões com a Emater-Rio e a Prefeitura Municipal de São Francisco possibilitaram planejamento de ações.

O Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana celebrou parcerias estratégicas com instituições do setor e planeja ações que beneficiarão estudantes, servidores e a comunidade local. Entre os objetivos dos convênios estão a formação completa e qualificada dos alunos e o impulsionamento do desenvolvimento do agronegócio na região.

Embrapa Gado de Leite, Cooperativa Agrária do Vale do Itabapoana (Cavil), Emater Rio, Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana e Instituto CNA são os novos parceiros do Campus Bom Jesus e cada convênio possui objetivos específicos.

O objetivo da aproximação com a Embrapa Gado de Leite visa a implementação de uma unidade de referência tecnológica em integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e promover a capacitação de produtores rurais em práticas sustentáveis. Entre os benefícios esperados estão a participação de estudantes em pesquisas e atividades práticas na unidade ILPF e a oferta de cursos e workshops sobre o tema e outras técnicas inovadoras a produtores rurais da região.

Projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação também serão desenvolvidos com o apoio da Emater Rio, que também oferecerá assistência técnica e social para produtores rurais.

A parceria firmada com a Cavil oferecerá aos discentes a oportunidade de estágios e, para os produtores rurais, assessoria técnica e acesso a tecnologias de ponta por meio do primeiro programa de residência agropecuária destinado a egressos do curso. O objetivo é estabelecer a troca de conhecimentos e experiências em produção de leite e café.

Expandindo o campo de atuação do curso, o município de São Francisco do Itabapoana também receberá ações de alunos e servidores, por meio de convênio com a prefeitura que visa à transferência de tecnologias e conhecimento para o desenvolvimento da bovinocultura leiteira no município, capacitando produtores rurais e técnicos agrícolas. Os discentes serão envolvidos nas ações e produtores receberão treinamento em técnicas modernas de produção leiteira.

Capacitação por meio de estágios curriculares viabilizados pelo Instituto CNA também beneficiarão os futuros técnicos em agropecuária formados pelo IFF Bom Jesus. Os discentes terão acesso a estágios remunerados em propriedades parceiras do instituto como forma de treinamento e estímulo para se tornarem consultores na área. Também serão oferecidos cursos de aperfeiçoamento a estudantes e profissionais do setor.

Segundo o coordenador do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Bom Jesus, Alisson Jordão, outros convênios estão em andamento com o objetivo de fortalecer ainda mais a formação dos alunos e contribuir para o desenvolvimento do agronegócio regional. “Acreditamos que estas parcerias trarão grandes benefícios para os alunos, para o agronegócio da região e para o desenvolvimento do país”, afirmou.

Curso - O Curso Técnico em Agropecuária é oferecido nas modalidades Integrado ao Ensino Médio e Subsequente, destinado aos candidatos que já concluíram o Ensino Médio. As aulas acontecem no período diurno e o curso tem duração de três anos, para o integrado, e de dois anos, para o subsequente. Mais informações sobre a formação, como perfil profissional e áreas de atuação, estão disponíveis na página do curso.