Notícias
Referência
Defesa Civil de Campos dos Goytacazes visita Laboratório de Apicultura do IFF Bom Jesus
Equipe visitou estruturas e acompanhou atividades no setor.
Entre as várias atribuições da Defesa Civil em um município está a de retirada de enxames de abelhas e outros insetos quando domiciliados, ou seja, quando são construídas colônias em residências ou próximas a elas, colocando as pessoas no local em risco. Na última sexta-feira, dia 15 de dezembro, representantes da Defesa Civil de Campos dos Goytacazes (RJ) visitaram o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana com o objetivo aprender sobre a criação racional de abelhas Apis mellifera e receber orientações sobre boas práticas do processamento de mel. A instituição foi escolhida como referência devido à qualidade do trabalho desenvolvido no Laboratório de Apicultura, que tem ganhado visibilidade nas regiões norte e noroeste fluminense, já expandindo para outras áreas do estado do Rio de Janeiro.
A equipe foi recebida pelo professor Geraldo Pereira Junior, coordenador do Laboratório de Apicultura, que apresentou o setor e falou sobre as práticas adotadas no campus. Os planos dos representantes da Defesa Civil incluem a construção de um apiário para a criação de abelhas de forma racional, visando a produção de mel, e a construção de uma casa do mel, para processamento adequado desses produtos, que serão destinados às escolas municipais, para alimentar jovens e crianças de Campos dos Goytacazes.
“Nós, do Instituto Federal Fluminense, ficamos muito honrados em poder contribuir tecnicamente com um projeto tão importante para a região. Os ganhos são inúmeros, desde o aspecto nutricional, já que o mel é um alimento altamente nutritivo, quanto sociais, econômicos e ambientais”, analisa o professor.
O diretor operacional da Defesa Civil de Campos, Orlando Luis Pavoni Baptista, agradeceu pelo acolhimento e pelas informações. “Quero parabenizar o professor Geraldo pelo projeto e por agregar essa informação acadêmica à nossa parte técnica. Essa troca de informações é muito importante para nós”, afirmou. Também participaram da visita as estagiárias Laila Marinho da Silva e Paula Nascimento da Paz Lopes, estudantes de agronomia da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf). Conhecer as instalações e atividades desempenhadas no Campus Bom Jesus causou admiração nas discentes, que já conheciam à distância o trabalho do professor Geraldo.
“Esse trabalho é imprescindível para a sociedade, porque a população não possui esse conhecimento sobre o quão importantes são as abelhas para o nosso ecossistema, para a nossa produção vegetal. O trabalho realizado no IFF Bom Jesus acaba perpetuando esse conhecimento, através dos alunos, que saem qualificados, tornando a sociedade mais consciente e ecológica”, analisa Laila. Paula concorda e ressalta a importância do investimento em pesquisa e na estrutura do setor, que, segundo ela, possibilita aos alunos uma visão prática e o entendimento de toda a cadeia de produção do mel. “A estrutura é muito boa e é importante que essa informação chegue a cada vez mais pessoas, atraindo agricultores familiares para os cursos e para o uso do setor de beneficiamento do mel. É importante para a ciência, para a educação e para a agricultura familiar como um todo”, pondera.
Orientada pelos profissionais do IFF Bom Jesus, a equipe realizou atividades nos laboratórios.
Fábio Guimarães Tavares é apicultor da Defesa Civil Municipal de Campos dos Goytacazes e também participou da visita ao IFF Bom Jesus. “Gostei muito do conhecimento, da estrutura, que usaremos como exemplo para construir a nossa casa do mel também. A equipe está de parabéns pelo recebimento e por tirar nossas dúvidas”, disse, agradecendo.
A Defesa Civil de Campos dos Goytacazes atende pelos telefones 199 e (22) 98175-2512. O setor de Apicultura do Campus Bom Jesus está aberto para visitação, mediante agendamento prévio. Para tanto, é preciso entrar em contato pelo e-mail geraldo.junior@iff.edu.br.