CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Referência

Defesa Civil de Campos dos Goytacazes visita Laboratório de Apicultura do IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 19/12/2023 23h14, última modificação 19/12/2023 23h26
O objetivo é buscar orientações sobre a criação racional de abelhas e boas práticas do processamento de mel.
Defesa Civil de Campos visita IFF Bom Jesus

Equipe visitou estruturas e acompanhou atividades no setor.

Entre as várias atribuições da Defesa Civil em um município está a de retirada de enxames de abelhas e outros insetos quando domiciliados, ou seja, quando são construídas colônias em residências ou próximas a elas, colocando as pessoas no local em risco. Na última sexta-feira, dia 15 de dezembro, representantes da Defesa Civil de Campos dos Goytacazes (RJ) visitaram o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana com o objetivo aprender sobre a criação racional de abelhas Apis mellifera e receber orientações sobre boas práticas do processamento de mel. A instituição foi escolhida como referência devido à qualidade do trabalho desenvolvido no Laboratório de Apicultura, que tem ganhado visibilidade nas regiões norte e noroeste fluminense, já expandindo para outras áreas do estado do Rio de Janeiro.

A equipe foi recebida pelo professor Geraldo Pereira Junior, coordenador do Laboratório de Apicultura, que apresentou o setor e falou sobre as práticas adotadas no campus. Os planos dos representantes da Defesa Civil incluem a construção de um apiário para a criação de abelhas de forma racional, visando a produção de mel, e a construção de uma casa do mel, para processamento adequado desses produtos, que serão destinados às escolas municipais, para alimentar jovens e crianças de Campos dos Goytacazes.

“Nós, do Instituto Federal Fluminense, ficamos muito honrados em poder contribuir tecnicamente com um projeto tão importante para a região. Os ganhos são inúmeros, desde o aspecto nutricional, já que o mel é um alimento altamente nutritivo, quanto sociais, econômicos e ambientais”, analisa o professor.

O diretor operacional da Defesa Civil de Campos, Orlando Luis Pavoni Baptista, agradeceu pelo acolhimento e pelas informações. “Quero parabenizar o professor Geraldo pelo projeto e por agregar essa informação acadêmica à nossa parte técnica. Essa troca de informações é muito importante para nós”, afirmou. Também participaram da visita as estagiárias Laila Marinho da Silva e Paula Nascimento da Paz Lopes, estudantes de agronomia da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf). Conhecer as instalações e atividades desempenhadas no Campus Bom Jesus causou admiração nas discentes, que já conheciam à distância o trabalho do professor Geraldo.

“Esse trabalho é imprescindível para a sociedade, porque a população não possui esse conhecimento sobre o quão importantes são as abelhas para o nosso ecossistema, para a nossa produção vegetal. O trabalho realizado no IFF Bom Jesus acaba perpetuando esse conhecimento, através dos alunos, que saem qualificados, tornando a sociedade mais consciente e ecológica”, analisa Laila. Paula concorda e ressalta a importância do investimento em pesquisa e na estrutura do setor, que, segundo ela, possibilita aos alunos uma visão prática e o entendimento de toda a cadeia de produção do mel. “A estrutura é muito boa e é importante que essa informação chegue a cada vez mais pessoas, atraindo agricultores familiares para os cursos e para o uso do setor de beneficiamento do mel. É importante para a ciência, para a educação e para a agricultura familiar como um todo”, pondera.

Equipe visitou estruturas e acompanhou atividades no setor.

Orientada pelos profissionais do IFF Bom Jesus, a equipe realizou atividades nos laboratórios.

Fábio Guimarães Tavares é apicultor da Defesa Civil Municipal de Campos dos Goytacazes e também participou da visita ao IFF Bom Jesus. “Gostei muito do conhecimento, da estrutura, que usaremos como exemplo para construir a nossa casa do mel também. A equipe está de parabéns pelo recebimento e por tirar nossas dúvidas”, disse, agradecendo.

A Defesa Civil de Campos dos Goytacazes atende pelos telefones 199 e (22) 98175-2512. O setor de Apicultura do Campus Bom Jesus está aberto para visitação, mediante agendamento prévio. Para tanto, é preciso entrar em contato pelo e-mail geraldo.junior@iff.edu.br.