CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Evento

Dia do Meio Ambiente é comemorado em evento online por curso técnico do Campus Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 09/06/2020 13h40, última modificação 09/06/2020 14h22
Evento chegou à sexta edição com proposta inovadora para adaptação ao período de isolamento social.
Dia Mundial do Meio Ambiente

Os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana já sabem que junho é o mês da tradicional programação do Dia do Meio Ambiente, celebrado mundialmente no dia 05. Idealizado em 2015, o evento do campus chega à sexta edição com uma proposta de superação para o contexto de distanciamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. Durante todo o mês de maio foram desenvolvidas atividades de caráter multi e transdisciplinar, elaboradas em conjunto pelos professores da coordenação do curso. O encerramento dessa maratona aconteceu na última sexta-feira, dia 05, em uma webconferência que contou com cerca de 30 participantes.

“Com a suspensão do calendário letivo a coordenação de Meio Ambiente se viu desafiada a complementar a formação integral dos alunos por meio de ações diversas. Para isso, foram utilizadas plataformas de tecnologia para comunicação à distância entre alunos e professores”, conta o coordenador do curso, professor Filipe Ambrosio Loures. Os alunos se dividiram em grupos e tiveram que cumprir atividades semanais, orientadas pelos docentes. Ao final de cada semana, uma webconferência permitia a interação entre os grupos e professores e, durante esses encontros, jogos de perguntas e respostas eram propostos para testar os conhecimentos adquiridos durante o período.

Entre as propostas de atividades estavam a criação de arte gráfica digital, o reaproveitamento de materiais descartáveis para confecção de composteira doméstica e pluviômetro caseiro; pesquisa bibliográfica sobre dados ambientais da bacia do Rio Itabapoana, que abastece a região onde está o IFF Bom Jesus; produção de texto, paródia e até a tradução de termos técnicos ambientais para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). “A gincana foi muito bem elaborada! As atividades em grupo, apesar da distância, nos ajudou a perceber que os trabalhos feitos em equipe são necessários para que saibamos dar espaço a novas ideias, aprender a viver em sociedade e ajudar quem precisa”, avalia Kayo Fernandes, aluno do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente.

O dia 05 de junho foi emblematicamente escolhido para a conclusão das atividades. “Organizamos o evento já em sintonia com as ações mundiais para a celebração do Dia do Meio Ambiente, que teve como tema a preservação da biodiversidade”, explica Filipe. Uma apresentação inicial sobre a importância da temática abriu o debate que discutiu a interdependência da qualidade de vida e a qualidade ambiental, com o objetivo de incentivar os participantes a refletirem sobre os efeitos das ações individuais e coletivas nos aspectos ambientais. O assunto também foi abordado por meio de um quiz interativo baseado nos principais biomas do mundo e espécies em vias de extinção por interferência das ações humanas. A oportunidade possibilitou o destaque de aspectos relacionados a regiões próximas à realidade do campus, como a Mata dos Macacos, no distrito de Carabuçu.

O evento foi bem avaliado pelos alunos e professores. Segundo o coordenador do curso, é importante buscar adaptações para a nova realidade que estamos vivendo, tentando superar o desafio de promover uma educação integral, ainda que à distância. Para isso, ele destaca o trabalho em conjunto dos professores, na busca de unir conteúdos de maneira que seja interessante para os estudantes. “Planejamos essa atividade ao longo do mês, já pensando que, mesmo com a suspensão do calendário, faríamos uma atividade online pra não deixar passar essa data, que é muito importante”, conclui Filipe.

Cinco grupos participaram da gincana e o grupo verde obteve o melhor desempenho, cumprindo todas as atividades propostas. Kayo era um dos integrantes da equipe campeã e, segundo ele, ter participado da gincana online foi uma experiência nova para todos os alunos, por ser uma abordagem diferente. Além disso, ele destaca a relevância da iniciativa. “O evento é de imensa importância para nós, estudantes do curso, e para a conscientização da relevância da preservação dos recursos naturais. Ele também abre um espaço para a reflexão sobre o Desenvolvimento Sustentável que nos estimula a usarmos nossos recursos de maneira consciente para que não venhamos a prejudicar as gerações futuras no seu crescimento”, finaliza. O segundo e terceiro lugares ficaram com as equipes azul e amarela, respectivamente.