CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Dia do Químico chega à sua sétima edição no IFF Bom Jesus

por Italo dos Santos Ferreira publicado 08/09/2023 16h06, última modificação 25/10/2023 21h27
Evento acontece desde o ano de criação do Curso Técnico Integrado em Química e trouxe novidade neste ano.
Dia do quimico 2023 1

Criatividade nos experimentos nunca faltou ao evento mais esperado pelos estudantes e servidores do Curso Técnico em Química do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. Neste ano, ela chegou até as passarelas, com a novidade que marcou a sétima edição do tradicional Dia do Químico: um divertido desfile com peças produzidas com materiais recicláveis, incorporando referências do mundo da Química. De Químicos famosos a testes presentes na rotina de um laboratório, os looks abrilhantaram a programação.

Marcando presença desde 2015, quando foi iniciado o curso, o que mais chama a atenção da comunidade continua sendo os experimentos desenvolvidos pelos estudantes no Hall do bloco principal do Campus Bom Jesus. Divididos em grupos, os alunos atraem a atenção dos curiosos que passam pelo local e aproveitam a oportunidade para aprender um pouco sobre o mundo da química. Água que pega fogo, fogo que não queima, fogo espontâneo e até fogo de diferentes colorações aqueceram a manhã de atividades, além dos demais experimentos, tão interessantes quanto belos.

A estudante Luísa Rocha Abreu está se despedindo da instituição e afirma que o Dia do Químico deixará saudades. “Foi um dia para guardar no coração. Momentos únicos que, com certeza, ficarão guardados na memória. Minha parte favorita foi o desfile. Foi incrível ver tanta criatividade em um só lugar”, conta a aluna, que integrou a equipe vencedora desta edição do evento e fechou com chave de ouro seu último Dia do Químico no IFF Bom Jesus. Ela também destaca a integração promovida entre os discentes do primeiro, segundo e terceiro anos, já que os grupos são formados com discentes de todos eles.

Presente desde 2015, a coordenadora do curso, professora Marcione Tiradentes, também cita a importância do estreitamento dos laços de amizade incentivado pela proposta. “A ideia é que se conheçam, interajam, e que seja um dia divertido, diferente, que também proporcione uma oportunidade de mostrar um pouco do curso para a comunidade e que façam isso utilizando um pouco da química”, explica. Ela relembra a primeira vez que realizaram o evento, quando ainda havia apenas uma turma no curso. Com o passar do tempo e o surgimento de outras turmas, novas ideias foram incorporadas à proposta original e o evento pôde se consolidar como uma importante data no campus.

A avaliação dos professores sobre a sétima edição do evento foi positiva e gerou entusiasmo na equipe. “É maravilhoso ver como os alunos se dedicam a esse evento. A alegria deles, o entrosamento com os colegas de outras séries, a oportunidade de ajudar o próximo, tudo isso é muito valioso e ficará eternizado na memória”, afirma a professora Carla Goulart. A professora Sarah Vervloet ressaltou a integração entre as diferentes áreas do conhecimento proporcionada pelas atividades. “A coordenação, enquanto equipe, consegue proporcionar a integração de áreas diversas no contexto das ‘químicas’. É pertinente pensar que, para cada etapa do Dia do Químico, existe um potencial imenso de trabalho interdisciplinar. Talvez pudéssemos aproveitar mais desse dia para expandir o raio de aprendizagem e inserir no nosso planejamento de ensino”, ponderou.

O dia do Químico é comemorado em 18 de junho no Brasil e, devido ao calendário acadêmico, neste ano o evento de celebração aconteceu no dia 30 de agosto no IFF Bom Jesus.