CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Sucesso

Egressas do CTA concluem graduação aprovadas em processos seletivos da área

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 04/03/2024 14h30, última modificação 04/03/2024 14h47
Elas colaram grau no dia 22 de fevereiro, já aprovadas em seleções de mestrado e atuando em empresa do setor.
Egressas do CTA concluem graduação aprovadas em processos seletivos na área

Elas também concluíram o Curso Técnico em Alimentos na instituição.

A fase mais recente da trajetória acadêmica das estudantes Maria Geovana de Jesus Lopes, Thatiana Aparecida Xavier Borges  e Kasthiliane Aparecida Brambila Rabelo chegou ao fim no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana e elas agora se preparam para os próximos desafios que as aguardam. Concluintes do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA), elas celebraram a colação de grau no último dia 22 de fevereiro com ainda mais motivos para comemorar: aprovadas em processos seletivos de programas de mestrado e de empresa do setor de Alimentos, as profissionais levarão para o mercado de trabalho e instituições de pesquisa o conhecimento obtido no IFFluminense.

Maria Geovana e Thatiana iniciaram suas formações no Campus Bom Jesus ainda no ensino médio, quando cursaram o Técnico em Alimentos, e decidiram verticalizar, ingressando no CTA. A dedicação e o interesse pela área valeram a pena. Ambas aproveitaram as oportunidades oferecidas pela instituição e acumularam experiências de estágios, atuação na AlQualis Jr., a Empresa Júnior do CTA, eventos e demais iniciativas de formação. Como resultado, Maria Geovana foi aprovada em primeiro lugar nos programas de mestrado da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); assim como Thatiana, que também foi selecionada para o mestrado na Uenf. 

Maria Geovana de Jesus Lopes“A formação adquirida no curso técnico foi fundamental para minha jornada acadêmica. Durante a graduação, além das inúmeras oportunidades que tive, como participação em empresa júnior e projetos de pesquisa, destaco também meu estágio na Xamego Bom, uma das maiores indústrias de alimentos da região. Essa experiência prática foi enriquecedora, permitindo-me aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e preparando-me para os desafios futuros da indústria”, conta Maria Geovana, que atribui suas aprovações também à qualidade da formação e ao apoio dos professores no IFF. “A base sólida recebida no Instituto Federal Fluminense foi essencial para esse importante marco em minha carreira acadêmica. Estou imensamente grata pelo apoio e orientação recebidos dos professores”, acrescenta.

Tathiana Aparecida Xavier BorgesThatiana também aproveitou o tempo no IFF para acumular experiências e conhecimento em diferentes áreas, o que contribuiu para a boa pontuação que lhe garantiu uma vaga na seleção para o mestrado. Ela considera que a formação no Instituto foi um grande diferencial para seu percurso formativo. “Tive a oportunidade de participar da AlQualis Jr. e fui bolsista no Laboratório de Qualidade de Café, onde aprimorei meus conhecimentos e desenvolvi técnicas de barismo, análise sensorial de café, torra, todo o processo até o produto chegar à mesa do consumidor. O café é a segunda bebida mais consumida no mundo e ter esse conhecimento teórico e prático foi primordial pra mim”, considera. 

Ela também desenvolveu pesquisas na área, por meio da participação em um projeto sobre o potencial de utilização da casca do café como coproduto para a indústria alimentícia. “A partir dele, que também foi tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso, escrevi o projeto para entrar no mestrado de biotecnologia vegetal e desenvolver ainda mais essas habilidades”, disse. Thatiana pontua as experiências relacionadas ao empreendedorismo, que foram diferenciais no processo seletivo. A avaliação incluiu currículo, projeto e submeteu os candidatos a uma entrevista, quando foram questionados, entre outras coisas, sobre suas experiências empreendedoras. Além da AlQualis Jr., a aluna também participou de outras iniciativas por meio do IFF, como o EmpreTec Rural, o que lhe garantiu conhecimento suficiente para passar pela entrevista com boa colocação.

Kasthiliane Aparecida Brambila RabeloMas não será apenas a academia que receberá egressos do Campus Bom Jesus. Kasthiliani, que também cursou o Técnico Concomitante em Alimentos, foi aprovada no extenso processo seletivo da Frinense Alimentos e já está atuando no setor de controle de qualidade da empresa, área que ganhou seu coração. “O curso teve grande relevância para mim e me ensinou muita coisa. Foi, sem dúvidas, a melhor experiência da minha vida, porque estar hoje em uma indústria, trabalhando com o que de fato aprendi e amo, é fruto de toda essa experiência no IFF”, avalia. 

Ex-gestora da AlQualis, ela cita a importância das vivências proporcionadas pela Empresa Júnior. “Uma coisa que me ajudou muito foi ter sido diretora na AlQualis, porque trabalhamos ali enquanto empresário júnior e por isso já temos uma experiência. Desenvolver habilidades de liderança, de estar à frente de iniciativas no IFF, também me ajudou muito. Tudo que aprendi dentro e fora de sala de aula foi muito importante para que eu chegasse até aqui hoje”, concluiu.

A coordenadora do CTA, professora Christyane Bisi, considera que as aprovações comprovam a excelência da formação oferecida pelo IFF Bom Jesus e a participação ativa dos professores do colegiado do curso. “Acompanhar o processo de formação profissional dessas três alunas foi engrandecedor. Elas mostraram a importância dos Institutos Federais na formação profissional e humana e como o processo de verticalização da educação foi muito bem representado”, analisou.

Os cursos superiores do IFF Bom Jesus oferecem diversas oportunidades de formação aos estudantes, como projetos de pesquisa e extensão, e de internacionalização, pelo convênio com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, e outras instituições, por meio de editais específicos. A formanda Maria Barbatho é uma das discentes que também se encontra em processo de encaminhamento profissional e realizou parte de seus estudos no Canadá, em 2023.

Mais informações sobre o Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos podem ser obtidas na página do curso.