CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Superação

Estudante que conheceu o IFF durante a Mostra do Conhecimento ingressa na instituição e ministra minicurso pela primeira vez

por Erika Vieira, da Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 08/10/2025 09h49, última modificação 08/10/2025 10h06
Davi Reis Furtado participou da Mostra em 2024, quando conheceu os cursos e ações de assistência estudantil do Campus Bom Jesus. Neste ano, se superou como ouvinte e palestrante.
Davi Reis - Minicurso de Pandas

Há um ano, perto de concluir o ensino fundamental, o estudante Davi Reis Furtado visitou pela primeira vez o Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Foi durante a XII Mostra do Conhecimento, passando pelos laboratórios da unidade e conhecendo as ações do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Específicas (Napne) que ele se encantou pela instituição. 

Aprovado em primeiro lugar para o Curso Técnico em Informática, Davi ingressou no IFF Bom Jesus em 2025 e afirma que o colégio tem superado suas expectativas. Ele conta que tinha um pouco de resistência em relação à ideia de mudar de escola, tendo em vista que havia estudado na mesma instituição de ensino desde a infância, mas encontrou no IFF o apoio necessário para se adaptar ao novo ambiente. Davi é deficiente visual e, por meio do Napne, recebe acompanhamento de profissionais especializados, assim como dos professores e demais servidores do campus

O estudante já se envolveu em variadas atividades e projetos no IFF Bom Jesus e, pela primeira vez, participou da Mostra do Conhecimento não apenas como ouvinte, mas também como palestrante. Ao lado do amigo e colega de turma, Gabriel Dias, ele ministrou o minicurso “Pandas na prática: usando Python para análise de dados”, uma biblioteca da linguagem de programação Python. Segundo Davi, uma ferramenta essencial para quem atua na área de Tecnologia da Informação.

Minicurso de Pandas

Laboratório cheio para o minicurso.

A ideia de oferecer a capacitação surgiu a partir do convite do professor Anderson Veiga, que observou Davi utilizando a biblioteca para solucionar um dos problemas propostos em aula. Feito o convite, foi imediatamente aceito pelo discente, que teve cerca de 15 dias para preparar o minicurso. Não só estudantes e interessados pela área participaram da capacitação. O servidor público Vitor Costa Furtado, pai de Davi, garantiu seu lugar na plateia para prestigiar a estreia do filho. “Vê-lo em pleno desenvolvimento educacional no IFF é muito gratificante para mim na qualidade de pai, porque eu tenho acompanhado um grande crescimento dele dentro da instituição com as oportunidades que são dadas, desde o suporte do Napne até o suporte do próprio corpo docente e do incentivo constante”, orgulhou-se. “O sentimento é só de gratidão, de alegria, por tudo que o IFF tem proporcionado para ele e também no âmbito geral da nossa cidade”, acrescentou.

Davi não limitou sua participação na XIII Mostra do Conhecimento à função de palestrante. “Consegui tirar bom proveito do evento. Assisti a duas palestras e participei de dois minicursos, além de me engajar na gamificação, que, na minha opinião, foi uma das partes mais legais do evento. Consegui todos os brindes”, comemorou. Sua atração favorita, contudo, foi o IV Campeonato de Sumô de Robôs, em que sua equipe foi campeã na modalidade controlada e vice-campeã na modalidade autônoma. A Caça aos Pinguins, promovida pela Atlética Cobaias, do Curso Superior em Engenharia de Computação, também atraiu sua atenção. “Uma caça ao tesouro cheia de enigmas. Muito bacana!”, considerou. 

A XIII Mostra do Conhecimento do IFF Bom Jesus aconteceu entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro, oferecendo gratuitamente diversas atividades à comunidade interna e externa, incluindo a VI Feira de Oportunidades, o 4º Se Atualiza, Cientista!, Mostra Esportiva, Mostrinha do Conhecimento e Mostra Científica.

Mais informações estão disponíveis em https://eventos.iff.edu.br/mostradoconhecimento2025