CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Estudantes arrecadam mais de 600 quilos de alimentos no Dia do Químico

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 24/06/2019 11h26, última modificação 26/06/2019 08h53
Alimentos foram doados a instituições sociais. Comemoração teve competições, experimentos e brincadeiras temáticas.
Dia do Químico 2019

Auditório lotado para atividades.

Os alunos do curso técnico em Química dedicaram grandes esforços à gincana de comemoração pelo Dia do Químico, celebrado no dia 18 de junho no IFFluminense Campus Bom Jesus. A maior superação foi em solidariedade, com a arrecadação de mais de 600 quilos de alimentos doados a instituições sociais da cidade e região. Entre elas, o Lar dos Idosos Padre Gabriel e a Comunidade Bethânia, em Itaperuna (RJ), que atua na reabilitação de dependentes químicos. O IFF Bom Jesus desenvolve um projeto de extensão na comunidade, coordenado pelo servidor Heliton Pinheiro, que agradeceu pelas doações.

O evento de comemoração pelo Dia do Químico foi criado junto com o curso técnico, há cinco anos. Experimentos e gincanas fazem parte da programação, que inclui tarefas prévias e de momento. “Trata-se de um período de comemoração, aprendizado e integração do curso com a comunidade escolar. Buscando desenvolver o lado humano dos alunos, sempre fazemos um gesto concreto, que neste ano foi a arrecadação de alimentos. Ajudar o próximo é preciso”, destaca o coordenador do curso, Leandro Pereira.

Participando pela segunda vez do evento, o aluno Bruno Fernandes Barros afirma que a programação está ainda melhor. “Tivemos mais atividades, brincadeiras. Senti falta de palestras, mas tudo foi muito bom, tanto o aprendizado com os experimentos quanto as atividades no auditório”, disse. Integrante do grupo que mais arrecadou alimentos, ele conta que a contribuição da comunidade foi essencial para o sucesso de arrecadação. “Fomos de casa em casa pedindo e nesse ano as pessoas estavam muito dispostas a contribuir”.

A primeira atração do dia foi a Exposição de Experimentos, aberta à comunidade externa. Fogo que não queima, chamas coloridas, árvore de prata, semáforo químico, varinha mágica e até sopro mágico. Foram muitas as experiências desenvolvidas no Hall do antigo Bloco de Ensino, despertando a curiosidade dos visitantes para o universo bem conhecido pelos estudantes do curso técnico em Química.

Conhecimento teórico e vivências de sala de aula inspiraram divertidas composições apresentadas em paródias e gritos de guerra. Mol, reações químicas e termos ainda desconhecidos pelos recém-chegados primeiros anos foram citados com frequência em nomes de grupos e apresentações musicais. À tarde os alunos testaram seus conhecimentos em brincadeiras organizadas pela coordenação, encerrando o dia com um lanche especial.