CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Geografia

Estudantes atuam como representantes da ONU no IFMundo

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana, com informações do IFMundo publicado 23/10/2025 09h09, última modificação 23/10/2025 09h20
Atividade propõe a simulação de uma assembleia da ONU e, neste ano, contou com a participação de mais de 100 alunos.
IFMundo Campus Bom Jesus

Em um cenário que remete às disputas diplomáticas e às tensões geopolíticas que moldam o século XXI, os cinco continentes do mundo ganharam voz no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Durante uma atividade de Geografia, transformada em arena diplomática, estudantes assumiram o papel de representantes de nações em conflito e cooperação, reproduzindo debates que lembram os corredores da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre discursos inflamados, negociações estratégicas e acordos improváveis, a sala de aula se converteu em um palco global, onde o futuro das relações internacionais foi simulado com criatividade, criticidade e espírito jovem. 

Intitulado “IFMundo”, o projeto de ensino desenvolvido pelo professor Wedson Felipe Cabral Pacheco no Campus Bom Jesus é destinado a discentes do Ensino Médio e promove debates sobre temas relevantes em âmbito nacional e internacional, com o objetivo de estimular os alunos a ampliarem seus conhecimentos e refletirem sobre eles, defendendo seus posicionamentos acerca de questões polêmicas e atuais. 

O projeto é um instrumento pedagógico que consiste em simular o funcionamento de agências, organismos e instituições nacionais e internacionais, com a finalidade de promover e vivenciar práticas parlamentares, discutir e debater ideias em ambiente público, fomentar o desenvolvimento acadêmico, a percepção geopolítica e o engajamento em questões globais relevantes, além de internalizar valores e conceitos em consonância com os direitos humanos.

“O objetivo é simular espaços de diálogo e negociação, colocando nossos discentes na posição de diplomatas, chefes de Estado ou representantes de organizações e membros da sociedade civil, para que possam, com base em estudos prévios, propor soluções conjuntas e avançar nas discussões das agendas consideradas importantes para a conjuntura internacional e local”, explica o docente, que destaca a diversidade de habilidades trabalhadas por meio da atividade. Aspectos culturais, conhecimento geral, respeito a diferentes opiniões e oratória estão entre os pontos ressaltados por Wedson, além da interdisciplinaridade possibilitada pelas discussões.

Representando os Estados Unidos, a aluna Maria Emanuelle de Oliveira Lopes Wasenn, do segundo ano do Curso Técnico em Química, elogiou a oportunidade de praticar oratória, analisar criticamente as situações propostas e ampliar seu conhecimento cultural. “Participar de um evento como o IFMundo enquanto nós ainda estamos no Ensino Médio, para mim, é uma grande oportunidade de adaptação a uma experiência tão diferente e única, mas que também exige muito conhecimento e sabedoria. Foi incrível poder debater com conhecidos e desconhecidos, colocando em prática os conhecimentos que já tínhamos e os que aprendemos”, considerou.

Para Gustavo Peres Estanhe, discente do segundo ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, representar o Brasil na simulação trouxe desenvolvimento pessoal e acadêmico. “No começo me senti muito nervoso e ansioso, mas acredito que os outros alunos também. Depois que comecei a falar, relaxei e consegui interagir e expor os temas que estudei. O evento é tão envolvente e acolhedor que realmente parece que você está em uma conferência, com um clima muito especial. Acho importante citar que não devemos acreditar que uma pedra no caminho possa atrapalhar o nosso desenvolvimento acadêmico. Desistir, nunca. O medo faz parte, mas devemos ter coragem para enfrentar os desafios. Participei e me senti um vencedor por ter superado meu nervosismo e ansiedade”, avaliou.

A estudante Stefany Cabral da Silva Machado, do segundo ano do Curso Técnico em Química, também considerou a experiência enriquecedora. “O IFMundo foi uma vivência única e interessante. Ouvir cada aluno defendendo seu próprio país, com tanto esforço e dedicação, foi incrível. Digo por mim mesma, que tentei compreender a cultura e os valores da China para melhor me adequar à representação. O final foi o que mais me marcou: ver países considerados rivais se abraçando foi divertido demais”, relatou. Segundo ela, a atividade ampliou seus horizontes e a incentivou a continuar explorando esse campo de estudo.

Para Pérola Santana Lubranco Coelho, aluna do segundo ano do Curso Técnico em Informática, a participação no IFMundo foi uma experiência inesquecível. “Confesso que, no início, tanto eu quanto a turma estávamos um pouco receosos em relação ao projeto, já que não temos muita prática em oratória. No entanto, sem dúvidas, foi um aprendizado único. Essa atividade proporcionou uma forma diferente e dinâmica de aprendermos mais sobre os países e organizações ao redor do mundo, e isso não tem preço”, relatou a estudante.

IFMundo Campus Bom Jesus

O tema escolhido para o evento foi “Melhor juntos: 80 anos e mais pela paz, desenvolvimento e direitos humanos”. A participação de 102 estudantes alegrou o professor Wedson, que ficou satisfeito com o resultado. “Como professor de Geografia, ver o desenvolvimento do nosso alunado me traz muita felicidade”, afirmou. O IFMundo é um modelo de simulação realizado em diversas instituições do país, tendo sido reconhecido como uma das experiências pedagógicas exitosas da Rede Federal de Ensino pela Reditec. A edição do Campus Bom Jesus foi considerada um sucesso pelo idealizador do projeto e ocorreu nos dias 29 e 30 de setembro de 2025, em sua 3ª edição, sempre realizada durante a Mostra do Conhecimento.