Notícias
Capacitação
Estudantes da FAETEC participam de curso sobre mel e própolis no IFF Bom Jesus
Coleta do mel e própolis foi feita no apiário do campus. Curso abordou todo o processo de retirada e beneficiamento dos produtos.
O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana recebeu mais uma turma de estudantes e professores para participar do curso “Produção e Processamento de Mel e Própolis”, oferecido pelo professor Geraldo Pereira Junior e por estudantes do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA). Alunos e docentes do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo (FAETEC), de Campos dos Goytacazes, conheceram o setor de Apicultura do campus, onde realizaram as atividades teóricas e práticas da capacitação.
Durante a visita, os estudantes puderam conhecer o manejo das abelhas, participar ativamente da coleta e do preparo de produtos apícolas e aprender sobre o processamento do mel e do própolis. Foi também a oportunidade de trocar experiências e conhecer novas técnicas e produtos.
A professora Danielle Ferreira Baffa, que acompanhou as turmas do 1º e 2º ano do ensino médio, destacou a importância da vivência. “Essa visita foi uma experiência única para os estudantes, pois, em nossa escola, não contamos com a mesma infraestrutura e profissionais tão experientes na área. Os alunos ficaram muito satisfeitos e compreenderam todo o processo de produção do mel e seus derivados. Vivências como essa são fundamentais para despertar nos jovens o interesse em, futuramente, ingressar no IFF”, ressaltou.
Para a professora Layzza Tardin da Silva Soffner, da FAETEC, o momento foi de grande aprendizado. “A visita técnica atingiu todas as expectativas dos alunos. É muito gratificante saber que o IFF está sempre de portas abertas para complementar e enriquecer o conhecimento técnico dos nossos estudantes”, afirmou.
Fernanda da Silva Nogueira, discente da FAETEC, se superou com a qualidade do curso. “É sempre uma oportunidade grandiosa. Obtivemos conhecimentos que jamais poderíamos imaginar. São experiências que levarei para a vida toda”, afirmou. Para Ester Dessauza dos Santos, o curso foi inesquecível. “Aprendemos sobre o processamento do mel e da própolis, e também vivenciamos o trabalho nos apiários. Foi tudo maravilhoso, com pessoas muito acolhedoras. Quero participar outras vezes!”, disse.
A estudante Diana Soares, do segundo ano técnico da FAETEC, encerrou o dia no IFF com boas expectativas sobre os conhecimentos obtidos. Ela, que já conhecia o Campus Bom Jesus, contou que pretende seguir na área de apicultura. “Foi uma visita muito boa. Fizemos atividades teóricas e práticas, usamos todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e aprendemos muito sobre as abelhas. É a segunda vez que participo e quero voltar outras vezes, porque o curso é excelente e o IFF é muito acolhedor”, relatou.

Atividades práticas aconteceram na Casa do Mel, no IFF Bom Jesus.
Os graduandos do CTA, responsáveis por ministrar o curso, também avaliaram positivamente a experiência. A estudante Marcela Gomes Oliveira relatou a alegria de participar do projeto de extensão por meio do qual o curso é oferecido. “Foi um dia de grandes aprendizados. Os alunos puderam vivenciar a teoria e a prática, aprendendo sobre manejo, produção, cuidados e a importância das abelhas para a sociedade. Cada curso que ministramos é uma história sendo construída, e é gratificante fazer parte disso”, destacou.
O aluno Henrique Xavier Ferreira Alves considerou a experiência enriquecedora, ressaltando o valor do processo de ensino, aprendizagem e compartilhamento de ideias para sua formação. O sentimento foi de gratidão também para os discentes Antonia Felipe dos Santos Mendes e Natan Cunha Melo dos Santos, que enfatizaram o valor da troca de saberes e do incentivo para a busca de novos conhecimentos. “Nosso projeto transmite conhecimento e também incentiva os participantes a continuarem estudando e trilhando o caminho do ensino técnico e superior”, afirmou Natan.
O professor Geraldo Pereira Junior, responsável pelo curso, ressaltou a importância da parceria entre as instituições. “Foi uma satisfação receber os alunos da FAETEC para momentos especiais de troca de experiências e conhecimentos sobre o processamento de produtos apícolas. Ações como essa fortalecem a cadeia apícola regional e contribuem para a formação de profissionais capazes de tomar decisões técnicas em todas as etapas do processo”, afirmou. O curso possui carga horária de 8 horas e integra as ações de extensão do IFF Bom Jesus, que têm como objetivo aproximar a instituição das escolas da região e promover a difusão do conhecimento técnico-científico, reforçando o compromisso do Instituto com a formação integral e o desenvolvimento regional.