CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Agropecuária

Estudantes de Agronomia da UENF participam de curso no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 19/11/2024 11h53, última modificação 20/11/2024 10h58
Graduandos participaram da capacitação em Boas Práticas na Produção e Processamento de Mel e Própolis.
Curso Boas Práticas de Beneficiamento de mel e própolis

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana mais uma vez recebeu estudantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) para ampliação dos conhecimentos obtidos no curso de Agronomia. O grupo de 16 estudantes de graduação conheceu a estrutura do Laboratório de Apicultura do campus enquanto participou do curso Boas Práticas na Produção e Processamento de Mel e Própolis, ministrado pelos professores Geraldo Pereira e Adaelson Firmino e pelas estudantes Antonia Felipe dos Santos, Hanna Menezes e Marcela Gomes, do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) do IFF Bom Jesus.

A capacitação ofereceu conteúdo teórico e atividades práticas envolvendo todo o processo de produção de mel e própolis, incluindo a coleta, beneficiamento e apresentação de outros subprodutos, como extrato e pomada de própolis, por exemplo. O futuro agrônomo Fábio Junior é egresso do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Bom Jesus e retornou para mais um dia de aprendizado na instituição. “Consegui absorver muito conhecimento sobre o tema, que é muito importante para a agronomia. Sem as abelhas não é possível haver colheita e o curso nos abriu os olhos para algo que vem sendo esquecido com o passar do tempo, que é o cuidado e preservação das abelhas, tão indispensáveis para a agricultura mundial”, afirmou.

O estudante do sétimo período de Agronomia Pedro Lucas Cavalcante se dedica a pesquisas na área de produção de biocombustível e, segundo ele, o curso lhe possibilitou novas reflexões. “Eu nunca havia parado para pensar nessa questão da produção de mel e das abelhas. Foi uma experiência muito enriquecedora, que só tem a agregar para a turma. Foi legal conhecer de perto como se dá a produção de mel e própolis e a parte do laboratório também”, disse, afirmando que espera voltar mais vezes à instituição para novos aprendizados. 

Segundo o professor Adaelson Firmino, a estrutura do campus foi muito elogiada pelos visitantes e possibilidades de futuras parcerias entre as instituições foram consideradas durante as aulas. Ele também citou o interesse e participação dos alunos, que demonstraram empenho em aprender sobre o manejo das abelhas e compreender a relevância desses polinizadores para o ecossistema.

Milena Nogueira também é discente da UENF e atua em um projeto de iniciação científica na área de melhoramento genético da goiabeira. Ela também destacou a qualidade do curso ministrado no IFF Bom Jesus. “Recomendo o minicurso a todos aqueles que se interessam em adquirir mais conhecimentos nessa área, entender todos os processos, desde a produção feita pelas abelhas e todo manuseio humano até virar um produto e subproduto, tanto do mel, quanto do própolis”, considerou.

As aulas do curso não foram ministradas apenas pelos professores, mas também por discentes do CTA, para quem a oportunidade de ensinar possibilita a construção de novos aprendizados. “Tivemos a oportunidade de passar para eles a visão da Ciência e Tecnologia de Alimentos sobre essas cadeias produtivas, enquanto eles, com seus questionamentos e relatos de experiências com a apicultura, nos passaram a visão da Agronomia sobre esses assuntos”, lembra Hanna Menezes. 

Antonia Felipe dos Santos ressaltou o valor de intercâmbios como o proporcionado pelo curso. “Os estudantes da Uenf se mostraram interessados e participativos, criando um ambiente acolhedor e tranquilo. No apiário, aprendemos que trabalhar com as abelhas é uma atividade dura, mas que sempre nos deixa com a boa sensação de dever cumprido, afinal, cuidar das abelhas é cuidar do meio ambiente”, explicou a estudante do CTA, que compartilhou seus conhecimentos sobre fitoterápicos com os visitantes.

A recepção da comunidade externa no Laboratório de Apicultura é motivo de gratidão para o professor Geraldo Pereira, coordenador do local e orientador do projeto que oferece o curso de Boas Práticas na Produção e Processamento de Mel e Própolis no IFF Bom Jesus. “Foi um momento de troca de experiências e informações técnicas. Debatemos sobre a importância das abelhas para o aumento da produtividade agrícola, manutenção do meio ambiente, desenvolvimento ambiental, econômico e social, principalmente das populações rurais. Que mais cursos sobre as abelhas e seus produtos possam ser realizados nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, buscando o fortalecimento da cadeia apícola regional”, afirmou, agradecendo o envolvimento e dedicação da equipe do setor de apicultura para a realização desta e demais capacitações ministradas no campus