CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Estudantes de Agropecuária participam de Dia de Campo

por Italo dos Santos Ferreira publicado 05/10/2023 08h55, última modificação 25/10/2023 21h09
Evento aconteceu em Santo Eduardo (RJ) e abordou assuntos como melhoramento genético, manejo de capim elefante e uso de drones nas lavouras.
Whatsapp image 2023 09 27 at 18 42 05

Visando ampliar o conhecimento obtido em sala de aula, estudantes dos cursos técnicos Integrado e Subsequente em Agropecuária do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana participaram de um Dia de Campo sobre os novos rumos da pecuária de leite no estado do Rio de Janeiro. O evento aconteceu em Santo Eduardo, distrito de Campos dos Goytacazes (RJ), realizado pela Emater Rio. O professor Alisson Jordão, coordenador do curso, e a técnica Josilene Vargas acompanharam o grupo de discentes.

O Dia de Campo proporcionou a discussão sobre temas como melhoramento genético por meio de fertilização in vitro; manejo, uso e importância da BRS Capiaçu para o agronegócio; e uso de drones para aplicação e controle de pragas nas lavouras.

A discente Marcely de Azeredo Torquato, do terceiro ano do Curso Técnico Integrado, considerou o evento produtivo e, para ela, a palestra mais esperada foi a que abordou o uso de drones. “Vimos que, dependendo do tamanho da área, é mais barato fazer uma aplicação por meio de drones do que por outros métodos. A utilização dos drones não é novidade, porém não é uma realidade alcançada por muitos produtores”, explica. Ela também elogiou a palestra sobre a BRS Capiaçu, que lhe proporcionou novos conhecimentos sobre o assunto.

Segundo o professor Alisson Jordão, eventos como o Dia de Campo preparam os estudantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho de forma mais eficaz. “A troca de conhecimento com produtores, técnicos e outros profissionais da área ajuda a compreender as demandas reais da pecuária de leite no estado do Rio de Janeiro. Isso contribui não apenas para a formação, mas também para o desenvolvimento sustentável da agricultura e pecuária na região”, explica.

Outro aspecto destacado pelo coordenador é a presença de empresas e órgãos extensionistas do setor. “Elas enriquecem a experiência ao permitir o acesso a informações atualizadas e a orientação de especialistas no campo. Além disso, essa colaboração entre instituições fortalece a integração do ensino com a realidade do setor agropecuário”, avalia. 

O evento teve parceria do IFF Bom Jesus, Pesagro-Rio, Embrapa, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca de Campos dos Goytacazes, Incaper, Cavil, TP Drones, Associação de Moradores e Produtores Rurais de Espírito Santinho e Aprusmac.