CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Evento

Estudantes de Engenharia de Computação apresentam trabalhos no IHC 2025

por Erika Vieira, da Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 15/09/2025 22h19, última modificação 16/09/2025 07h47
Evento é o principal fórum científico da área de Interação Humano-Computador no Brasil.
Estudantes de Engenharia de Computação participam do IHC 2025

Evento possibilitou divulgação de projetos desenvolvidos no IFF Bom Jesus, aprendizado e construção de networking.

Estudantes do curso de Engenharia de Computação do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana mais uma vez garantiram presença em um evento de projeção nacional da área. O destino da vez foi a capital mineira, Belo Horizonte, onde aconteceu o IHC 2025 - XXIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, principal fórum científico da área de Interação Humano-Computador no país.

Além de conhecer inúmeras iniciativas desenvolvidas em instituições brasileiras e interagir com pesquisadores e profissionais do setor, os discentes tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos desenvolvidos em disciplinas e projetos de conclusão de curso, abordando temáticas como processamento de imagens, visão computacional e ensino de programação. O coordenador do curso, professor Luiz Carlos Garcez, acompanhou o grupo.

O projeto Interação Natural e Automação no Acesso a Refeitórios Escolares: Uma Solução com Visão Computacional, dos estudantes Arthur Miquelito Lopes e Matheus Vargas Borges, com orientação da professora Ana Mara de Oliveira Figueiredo, chamou a atenção por propor o uso de visão computacional no controle de acesso ao refeitório. O objetivo é desenvolver um sistema que consiga organizar as refeições para avaliar o comportamento da demanda do restaurante estudantil.

Matheus destacou a importância da experiência, que, para ele, foi “sensacional”. “Foi minha primeira vez apresentando em um evento desse tamanho e deu um frio na barriga, mas o retorno foi muito positivo. A melhor parte foi poder trocar ideias e ver o que outros estudantes estão fazendo pelo país”, considerou o discente. 

Outro trabalho apresentado no IHC 2025 foi o Robô Educacional de Baixo Custo para Ensino de STEAM em Escolas Públicas, desenvolvido pelos graduandos Maurício Passoni e Bruno Libardi, como Trabalho de Conclusão de Curso orientado pela professora Ianne Nogueira. Maurício compartilhou o impacto da participação no evento e destacou o sentimento de realização por poder apresentar o projeto para profissionais que são referência no assunto. “O que mais me marcou foi o orgulho de ver o quanto nosso trabalho aqui no campus é relevante e inovador em escala nacional. Voltei para casa com a certeza absoluta de que o que fazemos é, sim, de altíssimo nível”, orgulhou-se.

O trabalho Reconhecimento Visual de Algoritmos Físicos como Ferramenta de Ensino de Programação para Crianças, de Guilherme Ribas e Felipe Basílio, também teve seu espaço no Simpósio. Também desenvolvido sob orientação da professora Ana Mara Figueiredo na disciplina de Processamento de Imagens, a ideia da proposta é processar a imagem de um algoritmo físico, em papel ou blocos, e traduzi-lo automaticamente para a linguagem de programação Python.

O evento aconteceu entre os dias 8 e 10 de setembro e reuniu cientistas, docentes, estudantes e profissionais da área. Todos os artigos apresentados no simpósio estão disponíveis AQUI.