CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Estudantes do IFF Bom Jesus iniciam atividades como Jovens Aprendizes da Cavil

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 28/11/2023 10h19, última modificação 28/11/2023 10h30
Alunos dos cursos de Agropecuária e Engenharia de Computação estão atuando na cooperativa desde o dia 1º de novembro.
Jovens Aprendizes

O professor Alisson Jordão destaca a importância de desenvolver talentos locais por meio de programas como o Jovem Aprendiz.

Completando um mês de início de atividades, os mais novos Jovens Aprendizes do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana já estão colecionando experiências profissionais antes mesmo de concluir suas formações. Os estudantes Carla Aparecida da Silva Souza e Otávio Nunes Rocha, do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária, e Victor Seródio, de Engenharia de Computação, foram contratados pela Cooperativa Agrária do Vale do Itabapoana (Cavil) e estão tendo a oportunidade de vivenciar o mercado de trabalho e aplicar os conhecimentos obtidos nos respectivos cursos.

Segundo o coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, professor Alisson Jordão, o programa possibilita uma oportunidade única de crescimento e desenvolvimento para os estudantes. “Os programa Jovem Aprendiz oferece uma combinação valiosa de educação prática e teórica, permitindo que eles ganhem experiência prática em seus campos de estudo”, afirma.

O professor também explica que os discentes estão passando por uma experiência imersiva no mundo da pecuária, tendo a oportunidade de aplicar suas habilidades acadêmicas em ambientes reais. “Este aprendizado prático não só os ajuda a consolidar o conhecimento adquirido nas salas de aula, mas também contribui para o crescimento sustentável da indústria agrícola na região”. Também destaca a aplicação da tecnologia no setor agropecuário, evidenciada pela contratação do graduando em Engenharia de Computação. “Ele trará seu conhecimento de informática e programação para a cooperativa, ajudando a otimizar processos e integrar soluções tecnológicas inovadoras na pecuária local”, disse.

Os estudantes consideram que a vivência na Cavil tem sido enriquecedora para suas formações e o intercâmbio promovido entre profissionais experientes e acadêmicos promove a evolução da atividade na região, assim como a boa formação dos futuros profissionais da área. Carla destaca seu desenvolvimento e gratidão. “Está sendo uma experiência incrível, um misto de conhecimentos. É algo que me faz evoluir e crescer tanto como pessoa como também profissionalmente, irei aproveitar muito tudo isso e levar toda essa experiência para vida”, conta.

Vacinação, qualidade do leite e manejo de animais são algumas das áreas que os futuros técnicos em Agropecuária estão conhecendo com maior profundidade no dia a dia na empresa. Para Otávio, a formação técnica tem sido complementada também com a formação humana, por meio do contato com pessoas de diversas áreas de atuação, incluindo profissionais e produtores. “Estou obtendo mais conhecimentos e criando uma base que me possibilitará atuar nesta área após a minha formação. Além disso, é uma porta de entrada para o mercado de trabalho”, avalia.

O professor Alisson também ressalta a relevância do programa para o futuro dos discentes. “À medida que esses jovens aprendizes iniciam suas jornadas na Cavil, o futuro parece brilhante. Eles estão bem posicionados para se tornarem líderes e inovadores em seus campos, graças à sólida formação que estão recebendo. A Cavil e outros empregadores que investem na jovem aprendizagem estão desempenhando um papel fundamental na preparação da próxima geração de profissionais qualificados”, conclui.