CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Olimpíadas do Conhecimento

Estudantes do IFF Bom Jesus são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 28/12/2022 13h05, última modificação 29/12/2022 09h16
OBA aconteceu em duas etapas e quatro alunos do IFF Bom Jesus ganharam medalhas.
Estudantes do Curso Técnico em Alimentos são medalhistas na OBA

Expectativa para o próximo ano é de resultados ainda melhores.

Quatro discentes do Curso Técnico Integrado em Alimentos aceitaram o desafio de participar, pela primeira vez, da Olimpíada Brasileira de Astronomia. A temática, pouco conhecida do grupo até então, não assustou os alunos, que se esforçaram em aulas extras e horas de estudo orientados pela professora Ana Cecília Soja. O esforço valeu a pena: Maria Luiza Teixeira, Lavínia Borges, Rayara Marques e Nilo Fonseca conquistaram uma medalha de ouro e três de bronze, respectivamente.

Eles são unânimes ao afirmarem que as aulas ministradas por Ana Cecília foram determinantes para o bom desempenho nas provas, que aconteceram em duas etapas. A primeira trazia dez questões de múltipla escolha sobre assuntos relacionados à Astronomia e à Astronáutica e estudantes de todos os níveis da educação básica podem participar. Já nesta etapa são definidos os medalhistas, conforme melhor desempenho. A partir do resultado, estudantes do Ensino Médio e da última série do Ensino Fundamental que se destacaram são convidados a participar de uma nova etapa, cujo objetivo é selecionar 20 estudantes para compor as equipes nacionais que representarão o país em olimpíadas internacionais. Nesta segunda etapa, os estudantes se submetem a três baterias de provas, cujo nível de dificuldade e exigências são crescentes.

As avaliações da segunda fase aconteceram em outubro, novembro e dezembro e, além do conteúdo de Astronomia, exigiram conhecimentos de matemática avançada. “Aprendi muito sobre o universo astronômico e ainda tenho muito o que aprender. Foi uma surpresa receber a notícia que fui uma das medalhistas, fiquei bastante feliz! Cada nível da prova foi ficando mais desafiante, mas os resultados obtidos nos quatro níveis fizeram cada esforço valer a pena”, afirma Rayara Marques.

Física e cálculos são a parte mais divertida para Nilo Fonseca, que também destaca a oportunidade de ter conhecido novas pessoas por meio do evento e não esconde o orgulho pela conquista da medalha. “Ser medalhista é muito bom, porque é como se você pudesse ver que todo seu esforço te deu uma recompensa. Não foram provas fáceis, principalmente a última”, lembra.

A professora Ana Cecília considera que o ponto forte da preparação foi a colaboração entre os estudantes, que se ajudaram na superação das dificuldades. “O desempenho de todos ficou acima de 60%, um resultado excelente, principalmente quando considerado que é a primeira vez que a maioria se debruça sobre esse tipo de assunto”, avalia. Segundo ela, o time está muito mais preparado para encarar a OBA no próximo ano e a expectativa é que resultados ainda mais positivos sejam obtidos.

Premiação OBA - medalhistas e Ana Cecília

Além das aulas, equipe usou materiais produzidos por
medalhistas das edições anteriores da OBA para se prepararem.