CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Cidadania

Estudantes e servidores participam do “TRE vai à escola” no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 16/11/2023 10h44, última modificação 17/11/2023 09h47
A juíza da 1ª Vara de Bom Jesus, Dra. Isabela Guimarães, conversou com discentes sobre eleições, voto e fake news.
Estudantes usaram urna eletrônica em eleição simulada

Foi primeira vez utilizando uma urna eletrônica para vários discentes.

Muitos alunos do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, terão, em 2024, a primeira oportunidade de irem às urnas escolher seus representantes. Com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância do voto e desmistificar ideias relacionadas às eleições, a juíza da primeira vara de Bom Jesus do Itabapoana, Dra. Isabela Pinheiro Guimarães, participou de um momento de conversa e experimentação com os estudantes dos terceiros anos do campus.

Juíza da primeira vara de Bom Jesus do Itabapoana, Dra. Isabela conversou com os estudantes no auditório do IFF Bom Jesus.Recebida pelo diretor de Planejamento do IFF Bom Jesus, Rafael Almeida, Isabela (foto) explicou para os presentes o significado da democracia, traçando um panorama histórico sobre o processo de decisão política, até chegar à democracia representativa, em que são escolhidos representantes para tomar as decisões pelo povo. Ela enfatizou a importância de exercer a cidadania por meio do voto e incentivou os discentes a voltarem conscientemente. “Quando vamos às urnas votar, o que estamos fazendo é entregando nossa voz, nosso poder de escolha, para que alguém escolha por nós. É muito importante que tenhamos consciência do que estamos fazendo, que saibamos quem são as pessoas, os candidatos dos poderes legislativo e executivo. Estamos ali exercendo um direito conquistado com muita luta social”, destacou.

A juíza também desmistificou informações a respeito de assuntos como a segurança das urnas eletrônicas. “Elas foram desenvolvidas para garantir mais segurança no processo, tanto de votação, quanto de apuração. Há vários dispositivos de segurança que asseguram que as eleições serão feitas de forma correta, segura, e que não seja possível violar o sigilo dos votos”, explicou, informando, ainda que periodicamente as urnas são submetidas a testes de violação, realizados por profissionais independentes da área de tecnologia da informação, de forma a garantir que estejam sempre atualizadas.

Para tornar a experiência ainda mais memorável, uma dinâmica foi desenvolvida com os estudantes. Voluntários se candidataram aos cargos de prefeito e vereador, com direito a campanha e diálogo com os eleitores. Todos responderam a duas perguntas relacionadas a seus projetos de gestão. Um integrante da plateia questionou os candidatos a respeito de questões prioritárias, como saúde e educação; e a Dra. Isabela perguntou sobre os planos de políticas para grupos minoritários na sociedade.

Aproveitando as tentativas de convencimento dos voluntários, a juíza esclareceu que venda e compra de votos é crime eleitoral, assim como o chamado “boca de urna”. Segundo ela, o verdadeiro perigo, que pode realmente atrapalhar o resultado das eleições, é a privação da liberdade de escolha, também gerada pela prática de compra e venda de votos.

Estudantes eleitos para vereadora e prefeito pelos colegas.Eleitos pelos pares, os alunos Rodolfo Pinto e Larissa Velasco (foto) foram os escolhidos para os cargos de prefeito e vereadora. Foi a primeira experiência de Larissa também como votante e ela garante que tirará seu título para as próximas eleições. “Achei muito legal a experiência de votar e de ser conscientizado sobre a importância do voto. Como candidata, foi uma forma de me colocar no lugar dos nossos líderes e perceber que precisamos pensar no povo, não apenas como quando somos eleitores. Essa mudança de ponto de vista foi interessante”, ponderou.

A vivência de Rodolfo é diferente. Filho de ex-candidato a vereador de Bom Jesus do Itabapoana, já possui título de eleitor e participou das últimas eleições, em 2022. “A experiência de exercer a democracia é sempre muito gratificante. Falar sobre o assunto nas escolas é de extrema importância, pois traz uma experiência, uma vivência do voto antes de terem que votar mesmo”, disse.

Encerrando o encontro, a Dra. Isabela agradeceu aos presentes pela participação e lembrou que todos são promotores das informações recebidas durante a palestra. “É muito importante que tenhamos consciência de que, se queremos mudanças na sociedade e melhorias para a comunidade, não fazemos isso apenas nas urnas, mas também conscientizando as pessoas com quem convivemos sobre a importância de agir corretamente”, concluiu.

Iniciação da urna eletrônica e impressão da zerésima foram realizadas por estudantes.Eleitores puderam direcionar perguntas aos candidatos durante sabatina.