CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Educação

Gaudêncio Frigotto visita IFFluminense Bom Jesus para apresentar resultados de pesquisa

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 22/06/2017 11h50, última modificação 10/10/2023 12h31
Campus Bom Jesus figurou como estudo de caso na pesquisa em 2013, quando pesquisadores visitaram pela primeira vez a instituição.
Gaudêncio Frigotto

"A escola pública é onde tudo começa", afirmou o professor.

O IFFluminense Bom Jesus recebeu, na última segunda-feira (19), os professores Gaudêncio Frigotto, coordenador do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ), Ricardo Marinho, pós-doutor pelo PPFH/UERJ, e o pedagogo Pedro Costa, do Colégio Pedro II, que retornaram ao campus para apresentar resultados da pesquisa “Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e sua relação com o Ensino Médio Integrado e o Projeto Societário de Desenvolvimento (2003-2014)”, na qual o Campus Bom Jesus participou como um dos estudos de caso.

O professor Frigotto agradeceu a colaboração do campus em participar do estudo, realizado no início da consolidação dos IFs. “Os Institutos mudaram, têm uma nova institucionalidade, nova regionalidade e, portanto, nova identidade”, afirmou, informando o lançamento de outra pesquisa: “O Ensino Médio no Brasil e sua (im)possibilidade histórica: determinações culturais, políticas, econômicas e legais”. Segundo Ricardo Marinho, a atual investigação será voltada para as lacunas históricas relacionadas a iniciativas e propostas em torno da educação profissional.

Pedro Costa fez um histórico da pesquisa desenvolvida anteriormente, cuja intenção era, entre outras verificações, conhecer a nova institucionalidade nascida com os Institutos Federais, originados a partir de instituições heterogêneas e diversas em suas características identitárias, como os Centros Federais de Educação Tecnológicas (Cefets), escolas técnicas e colégios agrícolas.

O encontro possibilitou, ainda, um diálogo entre os preletores e a plateia, que incluiu servidores do Instituto Federal Fluminense, representantes das secretarias municipais de Bom Jesus do Itabapoana e Bom Jesus do Norte, além de pais de alunos de outras instituições de ensino. “Não somos ilhas de excelência. Concluímos que não vamos avançar sem a parceria dos municípios; queremos envolvimento como a comunidade, para que façamos cada vez mais”, analisou o diretor-geral Carlos Freitas. A proximidade da instituição com os gestores municipais foi elogiada por Frigotto. “Esse é o caminho”, concluiu.

O professor Gaudêncio Frigotto também participou, na segunda-feira (19), da mesa de discussão sobre os impactos das Reformas econômicas e do Ensino Médio nos Institutos Federais, realizada pelo Ciclo de Formação de Gestores de Ensino do IFF (Ciforgen), em Campos dos Goytacazes, e de conversa com alunos e servidores do Campus Cambuci.