CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Evento online

I Seminário Multidisciplinar “Tem formiga na roça!” termina com anúncio de novo evento para julho

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 02/07/2020 11h56, última modificação 02/07/2020 12h19
Expressiva participação dos estudantes motivou a coordenação do Curso Técnico em Agropecuária a realizar novo evento, que será gratuito e aberto ao público.
I Seminário Multidisciplinar Tem Formiga na Roça!

O I Seminário Multidisciplinar “Tem formiga na roça!” acabou, mas deixou nos organizadores e participantes o desejo de aprender ainda mais. Destinado aos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus, o evento foi realizado por meio de plataforma online, adaptando-se às exigências do atual contexto de pandemia do novo coronavírus. Foram quatro dias de discussões sobre os mais diversos aspectos relacionados à inúmera variedade de formigas, envolvendo desde aspectos biológicos e econômicos até à sociologia desses insetos, que representam um desafio para produtores rurais ao longo de todo o ano.

As formigas cortadeiras são um exemplo de espécie capaz de gerar grandes prejuízos aos agricultores. A pesquisadora Denise Dolores Oliveira Moreira possui vasta experiência no assunto e ofereceu duas palestras durante o evento. Além das formigas cortadeiras, falou também sobre as espécies que habitam os ambientes urbanos. As primeiras, contudo, causam mais preocupação aos estudantes e produtores. “Foi um tema interessante para eles, porque daqui para a frente entenderão como resolver alguns problemas com os quais irão se deparar ao longo da vida profissional. Foi deixado claro para os alunos que só devemos combatê-las quando realmente causarem prejuízos”, explica. Ela destaca, ainda, a importância de compreender as contribuições das formigas, que também oferecem benefícios, não apenas perdas.

Essa é uma das lições que o estudante Ruy Leonardo Gomes De Oliveira Jhunior, do primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, aprendeu durante o evento. “É espetacular saber que esses bichinhos, tão pequenos, podem prejudicar a plantação, mas também ajudar. Aprendi que existem várias espécies de formigas e que elas se organizam em categorias para trabalhar, como na defesa e limpeza do formigueiro, ou na busca por alimento”, lembra. As curiosidades apresentadas durante as palestras também impressionaram o aluno. Uma delas é a explicação para um evento bastante recorrente. “Quando subia uma formiga no meu braço, eu assoprava e ela não saía. Agora já sei que elas têm uma espécie de ‘gancho’ nas patas, que usam para se fixarem em árvores e outros locais quando há vento. Isso impede que elas saiam voando por aí”, admira-se.

A proposta de um evento multidisciplinar possibilitou a abordagem da temática sob aspectos variados, incluindo até literatura nacional e estrangeira. A oficina “Em ação interdisciplinar, na trilha do fazer poético: a construção de saberes e valores sociais”, ministrada pelos professores do IFF Bom Jesus Anna Carolina Boldrini, Sebastião Zanon e Sofia Glória, trouxe essa proposta. Textos de diversos autores, como Mario Quintana, Patativa do Assaré, Sophia de Mello Breyner Andresen, Pablo Neruda e Ondjaki, embasaram a discussão sobre o compromisso do poeta e artista com a realidade social, o exercício do fazer poético e o estímulo à reflexão sobre as condutas dos seres humanos, entre outros. “Com o objetivo de ampliarmos o repertório cultural dos estudantes, refletimos sobre a presença constante das formigas nas obras do pintor espanhol Salvador Dalí, apontando para a simbologia da fugacidade da vida e a fragilidade humana, uma reflexão que está conectada com os momentos que estamos vivendo na atualidade e o quanto os valores sociais se tornam essenciais na formação crítico-reflexiva dos nosso estudantes”, acrescenta Anna Carolina. Os participantes foram desafiados a também expressarem seus sentimentos em palavras, utilizando alguma estrutura poética, e a professora enfatiza o quanto pôde aprender por meio da interação proporcionada pelo encontro.

Participação no I Seminário Multidisciplinar "Tem Formiga na Roça!"

"Sempre digo que o mais importante do que temos a ensinar
é o quanto estamos dispostos a aprender", afirma Anna Carolina.

A participação dos estudantes surpreendeu a coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária, professora Sebastiana Azevedo, que avaliou constantemente as atividades à medida em que eram oferecidas, uma vez que a experiência foi novidade para a equipe. “Sempre me surpreendia, tanto com o número de alunos participando ativamente quanto com o comprometimento dos colegas docentes que se envolveram com o evento. Aos alunos, um sentimento de dever cumprido, e aos demais servidores e colaboradores, todos os meus agradecimentos”, afirma. Segundo ela, todas as expectativas foram alcançadas, fato que levou à organização de mais um evento para o mês de julho: o I Ciclo de Palestras “Boas Práticas Agropecuárias – Semeando Saberes, Alimentando Vidas”, que também será gratuito, online e aberto ao público. As inscrições estão abertas até o dia 06 de julho, pelo site do evento.

O I Seminário Multidisciplinar “Tem formiga na roça!” foi encerrado com a participação do reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, que elogiou as muitas iniciativas do Campus Bom Jesus para superar os desafios e adversidades impostos pelas atuais circunstâncias. “Fico muito feliz em ver essa comunidade tão rica em potencialidades, explorando-as. Esse entusiasmo dos educadores, de estarem, mesmo diante de momentos difíceis, descobrindo caminhos. Fico cheio de esperança, mesmo com números tão trágicos e realidades tão difíceis nas famílias, quando olho para nossos educadores e alunos, trazendo tantas iniciativas inovadoras. O Instituto fica grato por cada um de vocês não deixarem a peteca cair. Temos que continuar formando talentos. Talvez para um mundo diferente, mas vamos continuar utilizando nossa inteligência e capacidade para uma vida melhor para todos”, concluiu.