CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Bom Jesus

I Simpósio de Cafeicultura chega ao fim com expectativas para a segunda edição

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 12/03/2024 12h05, última modificação 12/03/2024 12h24
Evento reuniu estudantes, produtores, pesquisadores, empresas e instituições do setor em um dia de capacitações.
I Simpósio de Cafeicultura do Noroeste Fluminense e ABC Capixaba

Evento também contou com apresentação musical durante intervalos.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana sediou, na última quinta-feira, dia 07 de março, a edição de estreia do Simpósio de Cafeicultura do Noroeste Fluminense e ABC Capixaba, realizado pelo Laboratório de Cafeicultura em parceria com a AlQualis Jr., empresa júnior do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos da instituição. A programação teve início às 8h e seguiu durante todo o dia, com palestras, mesas redondas e minicursos, além de momentos de interação entre os participantes.

A manhã foi de palestras curtas e mesas redondas temáticas, que discutiram a presença das mulheres na cafeicultura e inovações no setor, com relatos de experiências, compartilhamento de pesquisas e tecnologias aplicadas às diversas fases da cultura e beneficiamento do café. À tarde, os participantes foram divididos em seis diferentes minicursos, que aconteceram em laboratórios e salas do Campus Bom Jesus.

O palestrante Walaci da Silva Santos falou sobre a interferência de biomoléculas microbianas na qualidade da bebida.O palestrante Walaci da Silva Santos, doutor em biotecnologia vegetal, elogiou o formato do evento e a presença de um público diverso, unindo pesquisadores, professores, técnicos, produtores e estudantes em uma oportunidade de troca de conhecimento e ideias, além de experiências acadêmicas, científicas e de produção no campo. Além disso, conta que participar do simpósio foi a realização de um sonho de infância. “Foi uma felicidade imensa poder palestrar no IFF. Quando adolescente, tinha o sonho de fazer o curso técnico em Agropecuária no IFF Bom Jesus, mas não tive a oportunidade porque não podia sair da roça e deixar meus pais trabalhando sozinhos para ir estudar. Outras portas se abriram e ter a oportunidade de vir ao IFF como palestrante, falando para centenas de jovens, foi um momento muito feliz para mim”, disse.

O professor Daniel Coelho, coordenador do Laboratório de Qualidade do Café do IFF Bom Jesus e um dos organizadores do evento, considera que o simpósio foi um grande sucesso, devido à presença massiva de produtores rurais, estudantes e profissionais da área. Ele cita também a presença de alunos do curso técnico em Cafeicultura promovido pela prefeitura de Espera Feliz (MG). “Foi muito rico trazer pessoas que contribuem para a cafeicultura regional e local, poderem compartilhar as experiências e vivências delas. Tivemos também um espaço para comercialização dos produtos e dos cafés dos produtores, o que foi muito relevante. O evento foi proposto também para que as pessoas do campus tivessem acesso aos produtos, ao café produzido na região, então foi muito interessante abrir esse espaço”, considerou.

As boas avaliações dos participantes motivaram a equipe, que já planeja a segunda edição. “Vamos avaliar este primeiro evento para propor melhorias para o próximo ano”, afirma Daniel. O evento foi realizado com recursos da Faperj, por meio do edital de apoio a eventos, e contou com o apoio do Sicoob Fluminense, Casa do Arame, KMA Representações, Café Pelegrini, Café Verde Forquilha, Incaper e Emater, além da presença de produtores de Apiacá, São José do Calçado, Ponte do Itabapoana, Varre-Sai e outros municípios das regiões noroeste fluminense e sul capixaba.