CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Educação no Campo

IFF Bom Jesus e Incra planejam projeto de Educação de Jovens e Adultos

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 16/07/2018 10h00, última modificação 10/11/2018 14h15
Reunião com representantes das instituições permitiu troca de ideias sobre projetos em assentamentos da região Noroeste Fluminense.
Reunião IFF e Incra

Projeto visa levar Educação de Jovens e Adultos (EJA) a assentamentos e comunidades rurais por meio do IFFluminense.

Representantes do Instituto Federal Fluminense e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) se reuniram na última quarta-feira, dia 11 de julho, para planejamento de um projeto que levará educação a jovens e adultos de assentamentos rurais de Itaperuna, Cardoso Moreira e São Francisco do Itabapoana, municípios localizados no noroeste e norte do estado do Rio de Janeiro.

O projeto do Campus Bom Jesus enviado à sede regional do Incra no Rio de Janeiro está alinhado com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que propõe e apoia projetos de educação voltados para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária, e prevê a oferta dos dois primeiros ciclos da Educação Fundamental, que contemplam do primeiro ao nono ano da educação básica. Outro projeto, planejado para discussão futura, propõe o oferecimento também de ensino técnico na área agrícola e ambos terão apoio de servidores do Campus Avançado Cambuci.

Conceição Coutinho, representante do Incra de Brasília, participou do encontro e ofereceu auxílio e incentivo aos responsáveis pelo planejamento da ação. Ela também apresentará o programa durante o Fórum da Educação no Campo, a ser realizado na Reunião anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que acontecerá entre os dias 10 e 14 de setembro de 2018, em Búzios, sediada pelo IFF. “Os Institutos Federais estão espalhados pelo Brasil e boa parte deles estão localizados no interior, mais próximos das pessoas que são contempladas por esse programa. Os IFs poderão, assim, atuar como grandes fomentadores do desenvolvimento do Pronera, que já conta com apoio de diversas universidades e instituições de educação profissional no país”, explica o diretor-geral do IFF Bom Jesus, Carlos Freitas. Para ele, a Reditec será um momento oportuno de apresentação do programa a gestores de Institutos que possuem condições de atender à grande demanda de populações dos assentamentos, comunidades quilombolas, extrativistas, entre outros. “Uma das premissas dos Institutos Federais é oferecer educação a jovens e adultos e é possível atingirmos nossas metas por meio de projetos como esse”, acrescenta.

Participaram do encontro os representantes do Incra Conceição Coutinho, de Brasília; Ricardo Stroligo e Marcela Monteiro, da sede regional do Rio de Janeiro; e Laércio Nochang, da sede regional do Espírito Santo. Também estiveram presentes os servidores do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus Carlos Freitas, Emilly Oliveira, Valéria Rodrigues, Eduardo Moreira, Guilherme Lemos; e a aluna do curso técnico em Meio Ambiente Izabella Azevedo.