CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Pesquisa

IFF Bom Jesus integra projeto do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas

por Erika Vieira, da Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 04/11/2025 11h52, última modificação 04/11/2025 12h03
A iniciativa é coordenada pela Embrapa e visa estabelecer políticas públicas para recuperação de áreas degradadas.
Professor Alisson Jordão

O professor Alisson Jordão, do Curso Técnico em Agropecuária, faz parte da equipe que conduz o projeto.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana, por meio do professor Alisson Rodrigues Jordão, participará de um projeto de grande porte aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Intitulado “Diagnóstico qualitativo, monitoramento e prospecção de cenários futuros para conversão de pastagens degradadas no Brasil” o projeto é coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com orçamento de cerca de R$ 2 milhões. 

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), criado pelo Governo Federal, por meio do Decreto nº 11.815/2023, para orientar políticas públicas voltadas à recuperação de áreas degradadas e à transição para sistemas produtivos sustentáveis. O Brasil possui cerca de 160 milhões de hectares de pastagens, sendo grande parte desta área atingida por algum nível de degradação. 

Entre os objetivos do projeto estão o desenvolvimento de indicadores e critérios de degradação de pastagens naturais e plantadas; a elaboração de protocolos de coleta e análise de dados; mapeamento da qualidade das pastagens brasileiras e simulação de cenários de conversão e recuperação das áreas degradadas.

O professor Alisson Jordão, em parceria com a Embrapa Gado de Leite, contribui no levantamento de dados de campo e uso de geotecnologias aplicadas à avaliação e ao monitoramento de pastagens. “A participação do IFF reforça a inserção da instituição em redes nacionais de pesquisa aplicada, alinhadas às demandas do setor produtivo e às políticas públicas de sustentabilidade”, considera o docente. 

Além do IFF Bom Jesus e da Embrapa Gado de Leite, o projeto conta com a parceria das Embrapas Meio Ambiente, Solos, Agricultura Digital, Acre, Cerrados, Caprinos e Ovinos; do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); das Universidades Federais de Viçosa, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás; da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; do Instituto de Zootecnia; e da University of Edinburgh (Reino Unido) e Climate Policy Initiative.

Parceria - Atualmente, o Campus Bom Jesus também atua em cooperação técnica com a Embrapa para implantação de Unidades de Referência Tecnológica em integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), contribuindo nas áreas científica e formativa para o desenvolvimento rural sustentável do Noroeste Fluminense.