Notícias
Pesquisa
IFF Bom Jesus integra projeto do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas
O professor Alisson Jordão, do Curso Técnico em Agropecuária, faz parte da equipe que conduz o projeto.
O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana, por meio do professor Alisson Rodrigues Jordão, participará de um projeto de grande porte aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Intitulado “Diagnóstico qualitativo, monitoramento e prospecção de cenários futuros para conversão de pastagens degradadas no Brasil” o projeto é coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com orçamento de cerca de R$ 2 milhões.
A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), criado pelo Governo Federal, por meio do Decreto nº 11.815/2023, para orientar políticas públicas voltadas à recuperação de áreas degradadas e à transição para sistemas produtivos sustentáveis. O Brasil possui cerca de 160 milhões de hectares de pastagens, sendo grande parte desta área atingida por algum nível de degradação.
Entre os objetivos do projeto estão o desenvolvimento de indicadores e critérios de degradação de pastagens naturais e plantadas; a elaboração de protocolos de coleta e análise de dados; mapeamento da qualidade das pastagens brasileiras e simulação de cenários de conversão e recuperação das áreas degradadas.
O professor Alisson Jordão, em parceria com a Embrapa Gado de Leite, contribui no levantamento de dados de campo e uso de geotecnologias aplicadas à avaliação e ao monitoramento de pastagens. “A participação do IFF reforça a inserção da instituição em redes nacionais de pesquisa aplicada, alinhadas às demandas do setor produtivo e às políticas públicas de sustentabilidade”, considera o docente.
Além do IFF Bom Jesus e da Embrapa Gado de Leite, o projeto conta com a parceria das Embrapas Meio Ambiente, Solos, Agricultura Digital, Acre, Cerrados, Caprinos e Ovinos; do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); das Universidades Federais de Viçosa, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás; da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; do Instituto de Zootecnia; e da University of Edinburgh (Reino Unido) e Climate Policy Initiative.
Parceria - Atualmente, o Campus Bom Jesus também atua em cooperação técnica com a Embrapa para implantação de Unidades de Referência Tecnológica em integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), contribuindo nas áreas científica e formativa para o desenvolvimento rural sustentável do Noroeste Fluminense.