Notícias
Evento Científico
IFF Bom Jesus participa da 4ª Semana Nacional da EPT, em Brasília
Maycon, Katia e Bruno representaram o Campus Bom Jesus na SNEPT.
O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana marcou presença em mais um evento nacional, com a apresentação de dois trabalhos desenvolvidos na instituição. Os projetos Mentobótica e KrenakLogo foram apresentados pelos estudantes Maycon Jorge Deláqua da Silva e Bruno Libardi na 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), realizada em Brasília entre os dias 26 e 28 de novembro. O evento abordou o tema “Inovação, inclusão e sustentabilidade”, com programação que incluiu encontros, mesas de debate, palestras, oficinas, mostra tecnológica e apresentações culturais, além de unidades móveis educacionais e exposição interativa.
O estudante de Engenharia de Computação Maycon da Silva afirma que se sentiu em casa ao encontrar expositores de Institutos Federais de todo o país. “Foi muito gratificante ver o trabalho de outros IFs e ver o quanto somos realmente diferenciados em relação à inovação. Voltei carregado de inspiração e ideias para nosso campus”, conta. Ele apresentou o projeto KrenakLogo, que promove o resgate cultural da tribo indígena Krenak por meio do desenvolvimento de uma linguagem de programação inspirada em sua língua indígena, um patrimônio cultural imaterial brasileiro.
Além de criar uma conexão entre tecnologia e cultura, o projeto oferece uma ferramenta didática acessível, permitindo que os estudantes escrevam códigos em Krenak e os executem em ambientes com suporte ao UCBLogo. “Ao incorporar a língua Krenak no desenvolvimento de uma linguagem de programação e seu respectivo compilador, o projeto não apenas demonstra a viabilidade de criar uma linguagem baseada em um idioma indígena – algo inédito e ainda pouco explorado – mas também serve como uma poderosa ferramenta educacional”, explica o orientador do projeto, professor Fabrício Barros.
A apresentação do Mentobótica ficou por conta de Bruno Libardi, que se surpreendeu com a estrutura do evento, a qualidade dos trabalhos expostos e a presença de referências nacionais na área de Ciência e Tecnologia. O Mentobótica ensina robótica a estudantes de escolas públicas de Bom Jesus e região, utilizando robôs de Lego. As crianças e adolescentes aprendem todo processo de montagem e programação, com a oportunidade de participar de campeonatos internos que divertem toda a comunidade.
A modalidade apresentada no evento foi a sumô, que já é famosa no IFFluminense. Segundo Bruno, foi muito significativo receber comentários a respeito da metodologia, que empolgava os visitantes a aprender a construir e programar robôs. “Outra surpresa foi ver grandes programadores comentando como a vida deles teria sido mais fácil se tivessem aprendido lógica de programação e pensamento computacional em uma linguagem em bloco, como a que trabalhamos com as crianças e adolescentes”, lembra Bruno, que acompanhou diversas batalhas entre os visitantes do seu estande. “Sempre existia uma fila de pessoas querendo enfrentar o amigo em uma disputa de Sumô entre robôs”, brinca.
Além de conhecer o projeto, visitantes puderam se divertir em disputas com os robôs.
Para a professora Ianne Nogueira, orientadora do Mentobótica, a participação do projeto em um evento do porte da Semana Nacional da EPT representa a consolidação do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos quatro anos de existência do projeto. “Durante esse período, enfrentamos alguns desafios para mantê-lo ativo, mas também alcançamos conquistas que superaram nossas expectativas. A participação na SNEPT representa a concretização de todo o nosso esforço e dedicação. Quando digo ‘nosso’, refiro-me a um projeto construído a muitas mãos, onde cada pessoa envolvida abraçou a ideia com carinho e contribuiu para torná-la realidade”, afirma, ressaltando a visibilidade e impacto obtidos pelo trabalho colaborativo do grupo.
A diretora de Assistência Estudantil do IFF Bom Jesus, Katia Kawase, acompanhou os estudantes do IFFluminense em Brasília e também elogiou a participação dos discentes. “Foi gratificante participar da SNEPT com projetos nacionais com diferentes aplicações relacionadas com as demandas atuais. Nossos alunos Bruno e Maycon foram exemplares na representação do Campus Bom Jesus, com projetos que foram muito visitados e elogiados”, disse, destacando também a importância da troca de conhecimentos e contatos para a formação dos alunos.
O evento aconteceu no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Mais informações sobre a 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica estão disponíveis AQUI.